Segunda via boleto FIES – Veja como emitir e pagar em 12x

Para emitir ou pagar a segunda via do FIES você vai precisar:

  • Possuir o aplicativo RecargaPay
  • Acessar a plataforma da CAIXA
  • Inserir todas as informações

O FIES é o Fundo de Financiamento Estudantil, um programa do governo federal que arca com a mensalidade de instituições privadas para que os universitários possam pagar após a conclusão do ensino superior. 

A Caixa Econômica Federal é a principal responsável pela cobrança e, consequentemente, pela emissão da segunda via do boleto do FIES.

Através do aplicativo RecargaPay é possível parcelar seu boleto do Financiamento Estudantil e, também, outros tipos de cobrança em até 12x. 

A seguir, confira um passo a passo de como emitir a segunda via boleto FIES e como pagar com a possibilidade de parcelamento e cashback do RecargaPay. Acompanhe:

  1. 1 – Baixe o aplicativo RecargaPay

    Você pode baixar e instalar o RecargaPay gratuitamente clicando na imagem. Apenas com esse aplicativo é possível parcelar seu boleto do FIES em até 12 vezes. 


  2. 2 – Acesse o site da Caixa

    Para emitir a segunda via de sua fatura é necessário, primeiramente, acessar o site da Caixa Econômica Federal clicando na imagem abaixo.

  3. 3- Insira as informações e emita o seu boleto

    Digite seu CPF e demais informações necessárias para login. Depois disso, clique em emissão de segunda via e escolha o mês desejado. Faça o download da segunda via.

  4. 4- Volte para o aplicativo RecargaPay e clique em “Contas e boletos”

    Na tela inicial do RecargaPay, clique em “boletos” e cole o código do seu boleto baixado do site da Caixa. 

  5. 5- Faça o pagamento

    Depois disso, basta definir a forma de pagamento, se pretende, ou não, parcelar o valor e conclua o pagamento.

Onde fazer a consulta de débitos em aberto do FIES?

No site da instituição financeira responsável por seu financiamento é possível consultar débitos futuros e, também, os valores em aberto. Além disso, por lá é possível ter acesso aos valores atualizados como parcelamentos e acordos. 

Você pode, inclusive, solicitar, diretamente com o banco, que os boletos sejam enviados por e-mail para maior conforto no recebimento. Caso seu FIES seja pela Caixa Econômica, é possível utilizar o passo a passo anterior para acessar sua página e ter acesso a todas as informações citadas. 

Além disso, também é possível consultar seus débitos diretamente nas agências físicas da Caixa Econômica Federal ou através do 0800 616161.

Tive problemas com boleto do FIES, como resolver?

É comum que alguns boletos apresentem falhas na hora de realizar o pagamento. Em grande parte dos casos isso acontece porque existe um erro no código de pagamento. Nesses casos, é fundamental solicitar a emissão de uma nova fatura. 

Se mesmo após emitir uma segunda via, seu boleto ainda apresentar o mesmo erro, é possível entrar em contato direto com o atendimento do FIES para tentar solucionar através do telefone 0800 616161.

Onde posso ver o contrato do FIES?

Através do site da Caixa também é possível acessar e consultar seu contrato de financiamento estudantil. Para isso, basta acessar sua página dentro do portal da instituição financeira. 

Confira o passo a passo para acessar o contrato pelo portal Caixa:

  • Acessar o site da Caixa
  • Preencha os dados necessários para login
  • Clique em “Contrato FIES”
  • Em seguida, clique em contrato

Como posso adiantar o contrato FIES?

É possível acessar todos os vencimentos futuros e adiantar as próximas parcelas. Você também pode pagar o valor integral se preferir. 

Para isso, você deve acessar o site da Caixa e definir quais boletos pretende antecipar. Confira o passo a passo:

  • Acesse o site da Caixa
  • Informe os dados solicitados no login
  • Clique em “Contrato FIES”
  • Em seguida, clique em “FIES”
  • Escolha os meses a serem antecipados

Esse adiantamento também pode ser solicitado pelo atendimento do FIES através do telefone: 0800 616161. 

Como entrar em contato e ter informações do FIES?

Existem diversas formas de entrar em contato e obter informações sobre o FIES, seja através do atendimento do próprio FIES, pelo 0800 616161, ou das instituições financeiras parceiras. 

Vale ressaltar que, embora o Banco do Brasil não seja mais uma instituição financeira parceira do Governo Federal no Programa de Financiamento Estudantil, ainda existem inúmeros contratos que foram realizados pelo banco. 

Sendo assim, alguns alunos devem procurar a instituição para rever sua situação e negociar a dívida quando for preciso. Confira como contatar cada uma das instituições financeiras a seguir:

Caixa

O portal da Caixa oferece inúmeras informações sobre as parcelas em aberto, detalhes do contrato e algumas outras informações pertinentes ao financiamento. Entretanto, caso prefira tirar dúvidas diretamente com um atendente, é necessário se dirigir até uma das agências ou ligar para 0800 729 0722.

Banco do Brasil

O Banco do Brasil não oferece atendimento relacionado ao financiamento e nem realiza a emissão de segunda via do FIES de forma online. É possível solicitar informações diretamente na agência bancária com os documentos do titular do financiamento ou, também, através do 0800 726 0207.

Conclusão

O FIES é o Financiamento Estudantil criado pelo Governo Federal para conceder auxílio aos estudantes de baixa renda que pretendem ingressar no ensino superior. Dessa forma, o estado arca com a mensalidade da instituição de ensino privada, cabendo ao universitário arcar com  a dívida após a graduação. 

Para solicitar a segunda via do boleto FIES é importante considerar em qual banco foi realizado seu financiamento. A Caixa disponibiliza inúmeras opções através do site, inclusive, para emissão de segunda via. 

Já os estudantes que são financiados através do Banco do Brasil podem se dirigir até a agência para solicitar informações e boletos. Além disso, o FIES disponibiliza atendimento exclusivo a todos os estudantes através do 0800 616161.