Recarga Bilhete Único Pix – Receba 5% de cashback

Se você está querendo fazer a recarga do Bilhete Único Pix, existem 3 requisitos que precisa seguir:

O Bilhete Único é um cartão de passagem para transporte público na cidade de São Paulo que permite a integração entre ônibus, metrô e trem, proporcionando economia para o usuário. 

Ele é de grande utilidade para quem não quer andar com dinheiro na carteira e quer mais praticidade no momento de pagar a passagem no transporte público de São Paulo. Até porque dos usuários cadastrados, 56% são mulheres

E existem muitas formas de recarregar Bilhete Único, mas sem dúvidas a melhor delas é o RecargaPay. Isso porque a plataforma permite que você ganhe cashback de 5% em cada recarga realizada. Além das transações serem mais práticas e rápidas.

Temos que destacar ainda que a recarga do Bilhete Único pelo RecargaPay é feita pelo celular, sem ter a necessidade do usuário se deslocar e enfrentar filas, podendo ser feita de qualquer lugar. Até porque muitos ainda não sabem onde carregar Bilhete Único. 

Neste artigo você vai encontrar todas as informações que precisa saber sobre o Bilhete Único Pix, como as vantagens, quem tem gratuidade e, principalmente, como ganhar 5% de cashback nas recargas

Passo a passo de como recarregar o Bilhete Único no RecargaPay:

  1. 1 – Baixe o aplicativo

    Baixe o aplicativo do RecargaPay clicando na imagem abaixo, a plataforma está disponível tanto para iOS quanto Android

  2. 2 – Adicione dinheiro na sua conta do RecargaPay 

    Vá até o menu principal do aplicativo e clique na opção “Adicionar dinheiro”. Depois clique em “Pix” como forma de pagamento para transferir saldo à sua conta no RecargaPay. Verifique se o saldo já está na conta do RecargaPay

  3. 3 – Cadastre o Bilhete Único

    Vá em “Transporte” e selecione a opção de cartão “Bilhete Único”. Agora você deverá cadastrar o número do seu cartão 

  4. 4 – Escolha os dados de pagamento

    Neste momento você deverá informar o valor que deseja recarregar o Bilhete Único, poderá optar por um valor pré-estabelecido ou digitar qualquer outro. Por fim, você deve informar como quer pagar, que neste caso é o saldo em conta

  5. 5 – Valide todas as informações

    Depois que você validar todas as informações e conferir que elas estão corretas, é só clicar em “Finalizar” e depois validar os seus créditos

Quais tipos de Bilhete Único podem ser recarregados via Pix?

Se você utiliza o transporte público e busca praticidade na hora de recarregar seu Bilhete Único, saiba que qualquer tipo que seja passível de recarga pelo usuário pode ser abastecido através do Pix, com exceção dos bilhetes com gratuidade e os que são recarregados pelas empresas. 

Confira a seguir a lista dos principais tipos de Bilhetes Únicos que podem ser recarregados via Pix e suas respectivas especificidades:

  • Bilhete Único mensal: é ideal para quem utiliza o transporte público frequentemente, permite viagens ilimitadas durante um mês inteiro, pagando um valor fixo
  • Bilhete Único estudante: voltado para estudantes devidamente matriculados e com cadastro ativo no sistema. Ele oferece descontos e benefícios exclusivos, como a meia-tarifa
  • Bilhete Único Personalizado: é destinado a pessoas que desejam ter um cartão com seu nome e CPF, facilitando a reposição em caso de perda ou roubo, e permitindo a acumulação de créditos

Além dos bilhetes mencionados, é válido destacar que o método de recarga via Pix também pode ser utilizado para abastecer bilhetes de transporte de outras cidades.

Dessa forma, a praticidade e agilidade desse método de pagamento se estendem para diferentes localidades, como por exemplo, o “Cartão BHBus” de Belo Horizonte e o “Bilhete Único Metropolitano” do Rio de Janeiro.

Quais as vantagens de fazer recarga Bilhete Único Pix?

Com a crescente demanda por praticidade e agilidade no dia a dia, utilizar o Pix para recarregar o Bilhete Único pelo RecargaPay traz diversos benefícios. 

A seguir, apresentamos 5 vantagens que podem fazer a diferença na sua rotina:

  • 5% de cashback pelo RecargaPay
  • Comodidade de recarregar de casa pelo aplicativo do celular
  • Não cobra taxas adicionais 
  • Agilidade nas transações
  • Maior segurança nas transações

É válido ressaltar ainda que em um momento que a passagem de transporte público está pesando no bolso dos usuários, chegando a ficar até 12% mais cara em algumas cidades, receber dinheiro de volta por recarregar o cartão é uma alternativa de economizar.

Dá para recarregar o Bilhete Único com cartão?

Além da praticidade oferecida pela recarga do Bilhete Único via Pix, é possível também utilizar cartões de crédito e débito para abastecer seu cartão de transporte através do RecargaPay. 

Abaixo vamos mostrar os passos detalhados para realizar a recarga do Bilhete Único com cartão de débito e também do Bilhete Único com cartão de crédito. Confira!

  • Baixe e instale o aplicativo RecargaPay no seu smartphone
  • Vá até a opção “Transporte” no menu principal
  • Escolha a opção “Bilhete Único” e insira o número do cartão que deseja recarregar
  • Selecione “Cartão de débito” ou “Cartão de crédito” como forma de pagamento e insira os dados do seu cartão
  • Defina o valor da recarga e confirme a transação

Como emitir um cartão Bilhete Único em São Paulo?

Ter um cartão de transporte válido é essencial para aproveitar as vantagens da recarga do Bilhete Único via Pix, um dos meios de pagamento mais usados atualmente. 

Se você ainda não possui um Bilhete Único em São Paulo, confira os passos necessários para solicitá-lo:

  • Acesse o site oficial do Bilhete Único e clique na opção “Solicitar Cartão”
  • Escolha o tipo de Bilhete Único que deseja solicitar (Comum, Estudante, Vale-Transporte, entre outros)
  • Preencha o formulário online com seus dados pessoais e informações de contato
  • Anexe os documentos necessários, conforme solicitado
  • Envie a solicitação e aguarde a análise e aprovação do pedido
  • Uma vez aprovado, siga as instruções fornecidas para retirar seu cartão em um dos postos de atendimento

Mas é claro que ao ler todo esse passo a passo para emitir o seu Bilhete Único, você deve estar se perguntando quais documentos precisa enviar e quanto tempo demora para o cartão ser processado e emitido, certo?

Primeiramente, os documentos exigidos podem variar de acordo com o tipo de Bilhete Único escolhido, mas, em geral, incluem RG, CPF, comprovante de residência e, no caso de estudantes, comprovante de matrícula.

Agora em relação ao tempo de processo e emissão Bilhete Único, saiba que isso pode variar. Mas geralmente leva cerca de sete a 15 dias úteis após a aprovação da solicitação.

Além disso, a maioria das pessoas podem solicitar o Bilhete Único Comum. No entanto, para outros tipos de cartões, como o Bilhete Único Estudante, existem critérios específicos a serem cumpridos, como estar matriculado em uma instituição de ensino e residir a uma distância mínima do local de estudo.

Caso você já possua um Bilhete Único e precise solicitar a 2ª via, é necessário entrar em contato com a SPTrans ou dirigir-se a um posto de atendimento. Será cobrada uma taxa para a emissão da 2ª via do Bilhete Único.

Como consultar o saldo do Bilhete Único?

Antes de mais sair recarregando seu Bilhete Único, é de extrema importância saber quanto ainda tem saldo disponível para você saber qual é o momento ideal para fazer a recarga. Assim, é possível saber se o saldo está acabando ou se ainda pode usar o cartão mais vezes.

Porém, nem todos sabem como consultar saldo Bilhete Único, por isso preparamos um passo a passo para te ajudar. Confira!

  • Acesse o site da SPTrans
  • Clique em “Consulte a situação do seu bilhete”
  • Uma nova página será aberta e você deverá informar o número do cartão ou CPF
  • Será preciso aceitar o Termo de Ciência e Adesão e clicar em “Não sou robô”
  • Pronto, você conseguirá ver todas as informações do seu Bilhete Único, inclusive o saldo

Vale lembrar ainda que ao realizar a recarga via Pix no RecargaPay, o seu saldo é inserido na hora. Sem precisar esperar muito tempo para poder usar o cartão. Além disso, você consegue carregar a qualquer momento, sempre que precisar.

Quem tem gratuidade no Bilhete Único?

Engana-se quem pensa que todas as pessoas precisam pagar e fazer a recarga do Bilhete Único, algumas delas possuem direito a gratuidade do cartão. O que é ótimo para quem precisa economizar dinheiro.

Porém, não são todas as pessoas que conhecem esse direito que possuem. Mas quais são os casos em que a gratuidade é permitida? São três e iremos explicar cada um deles abaixo!

O primeiro caso é a gratuidade para pessoas entre 60 e 64 anos. Elas podem desembarcar pela frente apresentando documento de identidade que comprove sua idade, de acordo com o decreto nº 62.057/2022. 

Já o segundo caso é a gratuidade para idosos a partir de 65 anos. Neste caso, o benefício tarifário é proporcionado para uso nos ônibus da SPTrans e nos trens do Metrô e CPTM.

O último, mas não menos importante, é o caso das pessoas com deficiência que também possuem direito a gratuidade do Bilhete Único nos ônibus da SPTrans e/ou nos trens do Metrô e CPTM.

É importante ressaltar que quem já tem o Bilhete Único Personalizado não precisa solicitar um novo cartão para ter direito a gratuidade, somente será necessário encostar o cartão dentro dos ônibus, estações ou terminais.

Mas caso contrário, você pode entrar em contato com a SP Trans para solicitar o seu cartão de gratuidade, tendo em mãos um documento oficial com foto.

Além disso, se você tem saldo no seu cartão, saiba que ele pode ser transferido para outra pessoa, caso ganhe o cartão de gratuidade. Assim, você não perde a recarga realizada recentemente.

E saber se tem direito a gratuidade é de extrema importância, já que evita o pagamento da passagem de ônibus, metrô e trem em São Paulo, que está no valor de R$4,40. Por isso, se você tem direito à gratuidade, não deixe de fazer uso deste benefício.

Conclusão

Como você viu neste artigo, é possível fazer a recarga do Bilhete Único Pix por meio do RecargaPay e o melhor, sem pagar taxa alguma por isso. Outra vantagem dessa forma de realizar a recarga é a praticidade e segurança.

Isso porque você não precisa se deslocar até um terminal para realizar a recarga do seu Bilhete Único. Além disso, você ainda recebe 5% de cashback ao fazer a recarga pelo RecargaPay, permitindo uma economia grande no final do mês, o que faz com que você possa usar esse dinheiro para outra finalidade. 

Não existem dúvidas de que essa é uma forma mais fácil e prática de você não ficar sem saldo no seu Bilhete Único.