Precisa ter dinheiro na conta para fazer Pix? Saiba agora

Para fazer um Pix sem dinheiro na conta, você vai precisar:

  • Baixar o aplicativo RecargaPay
  • Ter um cartão de crédito
  • Enviar o seu pagamento mesmo sem saldo na conta

Atualmente, é possível fazer Pix mesmo sem ter dinheiro na conta. 

E a única forma de fazer esse tipo de transação é utilizando o Pix no cartão de crédito. Nessa modalidade, você pode fazer o seu pagamento pelo Pix normalmente e parcelar o valor em até 12 vezes, com a taxa de 3,49% no aplicativo RecargaPay.

Veja como fazer um Pix parcelado no RecargaPay, que tem a menor taxa do mercado:

  1. Baixe o app do RecargaPay

    Na loja de aplicativos do seu smartphone, pesquise por RecargaPay e instale o aplicativo. 

    Baixe o app do RecargaPay

  2. Selecione a opção “Pix com cartão em 12x”

    No menu do Pix, escolha a opção de Pix com cartão.

    Tocar em “Pix com cartão”

  3. Insira a chave Pix do recebedor 

    O passo seguinte é digitar a chave Pix de quem vai receber o pagamento.

    Insira a chave Pix do recebedor

  4. Informe o valor do pagamento

    Coloque o valor do pagamento e confira todos os dados.

    Informe o valor do pagamento

  5. Escolha o cartão que deseja utilizar e o número de parcelas

    Se você tiver mais de um cartão, selecione o que deseja usar para parcelar o Pix. Depois é só selecionar a quantidade de parcelas e confirmar com a sua senha. 

    Escolha o cartão que deseja utilizar e o número de parcelas

Lançado pelo Banco Central em 2020, o Pix já é a forma de pagamento mais usada pelos brasileiros, especialmente os mais jovens.  Além da facilidade e agilidade, uma inovação interessante é a possibilidade de fazer pagamentos sem dinheiro na conta e de forma parcelada, usando o cartão de crédito.

Continue a leitura do artigo e saiba tudo sobre o assunto!

O Pix com cartão de crédito cai na hora? 

Sim, o Pix com cartão segue as mesmas regras do Pix à vista, e os pagamentos também são enviados de forma instantânea.

Para quem paga, o valor é cobrado na próxima fatura do cartão, enquanto para quem recebe, a quantia cai na hora e o recebedor nem tem como identificar de que forma aquele Pix foi enviado.

Por isso, em casos de demora para o Pix cair na conta, o problema não é do cartão e o mais recomendado é entrar em contato com a instituição financeira.

Quais bancos permitem fazer o Pix sem dinheiro na conta? 

O Pix sem dinheiro na conta não é uma modalidade lançada pelo Banco Central, mas uma alternativa criada por alguns bancos e fintechs

Por isso, nem todas as contas contam com essa opção.

Veja algumas instituições que permitem fazer Pix no cartão de crédito:

  • RecargaPay
  • Mercado Pago
  • Digio
  • Nubank
  • PicPay

O que eu preciso para fazer um Pix sem dinheiro na conta? 

Para transferir dinheiro pelo Pix, é preciso basicamente ter uma conta em seu nome e criar um Pix, cadastrando uma chave pelo app do banco. 

Para fazer um Pix sem dinheiro na conta, as regras são as mesmas, a única diferença é que você usará o cartão de crédito e não o saldo da conta.

Posso fazer um Pix QR Code sem dinheiro na conta?

Nesse caso, não é possível fazer o Pix pelo cartão de crédito. O Pix com Qr Code só pode ser feito à vista, com o dinheiro já disponível na sua conta.

O QR Code funciona como um código de barras da compra e pode ser gerado para facilitar o envio de dinheiro e o pagamento de boletos, por exemplo. Tanto pessoas físicas quanto jurídicas podem gerar esse código pelo próprio app do banco, de forma prática e rápida.

Posso agendar um Pix sem dinheiro na conta? 

Sim, é possível. O Pix agendado permite que você escolha qualquer data no período de 60 dias, então é possível agendar o seu Pix mesmo que ainda não tenha o dinheiro na conta.

Mas é importante lembrar que, se no dia do envio do Pix, não houver saldo suficiente na conta, ele não será enviado, nem mesmo por meio do cartão. Então, é possível agendar, desde que a quantia esteja disponível no dia escolhido para o pagamento.

No entanto, isso pode mudar em breve, já que é muito provável que novas soluções sejam incorporadas ao Pix. O Banco Central já anunciou, por exemplo, que lançará o Pix Garantido em breve.

O Pix Garantido vai precisar de dinheiro na conta?

O Pix Garantido é uma novidade desenvolvida pelo Banco Central que deve ficar disponível para os brasileiros ainda em 2023. Com ele, será possível enviar Pix parcelado sem precisar de um cartão de crédito.

Importante enfatizar que o Pix parcelado não é a mesma coisa que o Pix Garantido. No Pix Garantido, a pessoa que vai enviar o Pix faz uma espécie de “microempréstimo” com o banco. Dessa forma, o remetente do Pix tem a possibilidade de quitar a dívida gradualmente, em parcelas pré-definidas.

A instituição financeira, por sua vez, financia a transação e funciona como uma garantia para o recebedor. 

Conclusão

Como você pôde ver nos tópicos deste conteúdo, não é preciso nem mesmo ter dinheiro na conta para fazer o Pix parcelado no cartão de crédito. Para isso, basta atender aos mesmos requisitos exigidos para quem deseja fazer um Pix à vista. Além disso, o pagamento também cai em até 10 segundos na conta do recebedor.

Por isso, se você precisa fazer um Pix e não tem o dinheiro disponível, a opção de parcelar no cartão de crédito pode ser a melhor escolha. No entanto, não se esqueça de manter as contas equilibradas e as finanças saudáveis.

A expectativa é que sejam incorporadas novas soluções ao Pix que vão inovar ainda mais a maneira como os brasileiros fazem os seus pagamentos e se relacionam com o dinheiro. Então, continue acompanhando as novidades anunciadas pelo BC, bancos e fintechs.

Como saber se meu cartão de crédito é elegível para o Pix parcelado?

Para saber se é possível fazer o Pix parcelado com o seu cartão de crédito, basta consultar o seu banco ou instituição financeira.

Como receber um Pix parcelado com cartão de crédito?

Como saber se tenho saldo suficiente para fazer Pix?

Como fazer Pix para uma conta que não tem Pix?

Como proteger minha conta Pix?