Portabilidade da Chave Pix – Tudo o que você precisa saber

O Pix é um código único criado para identificar contas e facilitar as transferências bancárias e pagamentos. Criado pelo Banco Central em 2020, hoje em dia, quase todas as instituições financeiras oferecem essa funcionalidade. 

Contudo, muitas pessoas ainda se perguntam o que é Pix e como realizar a portabilidade de sua chave, já que ela é única. Para isso, você pode cadastrar o seu CPF, e-mail, telefone celular ou criar um código aleatório que será sempre usado para identificar sua conta. 

Mas o que acontece ao mudar de banco e querer cadastrar o seu CPF como chave Pix, novamente, só que em uma nova conta? Neste caso, é preciso fazer a portabilidade, um procedimento simples, mas que gera algumas dúvidas. 

A Chave Pix é muito útil no dia a dia, não é à toa que se tornou o meio de pagamento mais utilizado pelos brasileiros

Porém, para não ficar acumulando chaves aleatórias e nem deixar um dado conveniente vinculado a uma conta inativa que hoje explicaremos tudo sobre a portabilidade da Chave Pix. Confira!

Como fazer a portabilidade da chave Pix?

como fazer

Diferente das transferências bancárias, o Pix acontece instantaneamente. Esqueça os prazos de horas a fio para realizar um pagamento ou receber uma transferência, agora você pode fazer tudo isso em questão de segundos ao trazer sua chave Pix para o RecargaPay.

A forma mais conveniente de criar uma Chave Pix é escolhendo um dado pessoal para cadastro como CPF, e-mail ou número de celular. No RecargaPay você consegue fazer a portabilidade desses dados, caso já estejam sendo usados em outra instituição e assim poderá usufruir de todas as funcionalidades de sua conta, como Pix parcelado e muito mais! 

O processo é simples, prático e rápido. Confira no passo a passo a seguir!

  • Acesse o app do RecargaPay e clique na sessão Pix
  • Em seguida, clique na alternativa “ver mais” 
  • Selecione a opção “Minhas chaves”
  • Clique na alternativa “Adicionar nova chave”
  • Selecione o tipo de chave que deseja cadastrar no RecargaPay
  • Confirme a portabilidade
  • Entre no aplicativo da sua conta onde a chave estava cadastrada e aprove a solicitação de portabilidade

Pronto! Agora você já sabe tudo sobre Pix no app e sua chave ficará cadastrada em sua conta RecargaPay!

Portabilidade Chave PIX Como Funciona?

Por que fazer a portabilidade da chave Pix?

por que fazer a portabilidade

Fazer a portabilidade de sua Chave Pix no RecargaPay permitirá usufruir de todas as funcionalidades de sua conta. Embora você possa cadastrar uma chave com código aleatório, elas são bem mais difíceis de ter em mãos. 

Por isso, trazer um dado essencial para o cadastro de sua chave escolhendo a melhor Chave Pix. Conheça algumas das principais vantagens de trazer sua chave Pix para o RecargaPay a seguir!

Totalmente gratuito

Além de fazer pagamentos via Pix totalmente gratuitos, o RecargaPay é uma conta digital com diversas funcionalidades para seu bem-estar financeiro, sem taxa para baixar ou anuidade. Qualquer pessoa pode baixar e se cadastrar no app. 

Não cobra nenhuma taxa de transferência

No RecargaPay você faz transferências sem se preocupar com custos extras. Isso porque o aplicativo não cobra nenhuma taxa para pessoas jurídicas ou físicas, nem mesmo para realizar transações através do QRCode

Aumenta sua segurança

No app você faz transferências de forma totalmente prática e segura. Para isso, ele possui autenticação dos seus dados, bem como senha de acesso para manter seu espaço financeiro completamente seguro. Além disso, é possível fazer um Pix anônimo, assim você protege ainda mais sua identidade.

Quanto tempo leva a portabilidade da chave Pix?

 portabilidade

Após o cadastro da Chave Pix no RecargaPay, é preciso aprovar a solicitação na intituição de origem, onde a Chave estava cadastrada. O prazo para a portabilidade começa a contar após a aprovação da solicitação.

Neste caso, pode demorar até 7 dias para que a portabilidade de sua chave aconteça. Isso porque existe a comunicação interna entre os bancos para sua maior segurança. Em seguida, você já pode começar a pagar com Pix através de sua nova conta digital.

Portabilidade da chave pix quanto tempo demora?

Posso cancelar a portabilidade da chave Pix?

fazer a portabilidade

Uma dúvida comum é como cancelar a portabilidade da chave Pix. Vale reforçar que é possível realizar esse procedimento através do app do RecargaPay em passos simples, desde que se aguarde o prazo de análise das instituições. 

Neste caso, para cancelar, basta seguir o passo a passo:

  •  Entre no aplicativo e acesse a opção “Pix”
  • Clique na alternativa “Minhas chaves”
  • Selecione a chave em que você solicitou a portabilidade
  • Clique na opção “Cancelar Portabilidade”

Outra alternativa, caso se arrependa da solicitação de portabilidade, é não aprovar no banco original a mudança de instituição.

Como Cancelar a Solicitação Portabilidade (PIX) Nubank e Outros Bancos.

Posso usar a mesma chave Pix em dois lugares? 

por que fazer a portabilidade

A Chave Pix funciona como código pessoal para uma conta específica. Dessa forma, não pode ser usada em dois lugares. É através dela que as instituições reconhecem a origem ou o destino de pagamentos e transferências. 

Para usar uma Chave Pix em uma conta, é preciso fazer a portabilidade de outra, caso já esteja em uso. Outra alternativa para quem tem muitas contas, mas já está utilizando os seus principais dados, é cadastrar uma chave aleatória, que é um código específico para sua conta e assim poder criar um Pix.  

Conclusão

O Pix se tornou o método de pagamento mais comum do país, sendo prático e acessível, a maioria dos brasileiros já fazem uso dessa funcionalidade para efetuar pagamentos e realizar transferências. 

Como vimos, fazer a portabilidade da Chave Pix é muito simples, basta entrar no aplicativo do Recarga Play e solicitar a ação, sempre confirmando a solicitação no banco original em até 7 dias corridos. 

Não deixe um dado essencial vinculado a uma conta que não tem mais utilidade ou movimentação. Faça a portabilidade de sua Chave Pix para maior conforto e comodidade na hora de efetuar seus pagamentos.