O que é Pix garantido e como ele vai funcionar

O Pix garantido é uma iniciativa criada pelo Banco Central para que compradores possam parcelar suas compras feitas via Pix. Para fazer uso desse novo serviço, o usuário precisa:

  • Possuir uma conta em uma instituição que ofereça esse serviço
  • Ter uma chave Pix
  • Escolher ‘’Pix Garantido’’ como opção de pagamento

No último ano, o Pix se popularizou como uma das formas de pagamento mais utilizadas entre os brasileiros. Esse serviço é uma forma de pagamento instantâneo, que disponibiliza formas de pagamento como transferências, compras online, debitação de contas e outros. 

No sentido de melhorar ainda mais esse serviço, o Banco Central chegou com a iniciativa do Pix Garantido, que vai permitir que os usuários possam parcelar suas compras feitas via Pix, da mesma forma que acontece com o cartão de crédito. 

A função tem previsão para ser lançada ainda em 2022, e irá funcionar da mesma forma que um cartão de crédito. É certo que, em termos gerais, é necessário ter dinheiro em conta para conseguir realizar um Pix qualquer, e esse é o diferencial dessa funcionalidade, que permite que o pagador envie dinheiro mesmo que não possua débito em conta. 

O que vai ser um Pix Garantido?

Sendo um lançamento oficial do Banco Central, o Pix Garantido consta com funções interessantes para os seus usuários. Antes de mais nada, essa modalidade permite que as compras sejam parceladas, funcionando da mesma forma que um cartão de crédito. Entretanto, essa função precisa que uma instituição financeira habilitada faça o intermédio da transação. 

Até o momento, cada pessoa tem a quantidade de até 24 parcelas que irá poder fazer por meio dessa funcionalidade. Nela, existe a garantia de que o recebedor não irá ficar sem o seu dinheiro, porque o banco garante que o valor da parcela irá cair na data agendada, mesmo que o pagador não possua dinheiro na conta. 

O PIX GARANTIDO Vai Te Fazer ESQUECER Que Existe CARTÃO DE CRÉDITO | FINANPRÁTICA

Como vai ser o funcionamento do Pix Garantido?

Como foi citado anteriormente, o Pix Garantido é uma modalidade nova, criada pelo Banco Central, que permitirá que outras instituições além do BC possam fazer a intermediação entre transações com o Pix. Ou seja, outros instituições financeiras poderão ser credoras para garantir que o Pix agendado e/ou parcelado seja pago caso o usuário não possua saldo em sua conta.

Isso garante uma expansão nas possibilidades de pagamentos, sem expor o credor a quaisquer riscos de não receber o seu pagamento. 

Apesar desta modalidade ser nova, ela funciona da forma que já conhecemos: um pagamento instantâneo é feito de forma online, em qualquer horário, entre usuários. Durante o processo, a instituição financeira vai segurar que o recebedor tenha seu dinheiro em conta na data certa, e o pagador irá fazer o pagamento das parcelas na sua fatura. 

💳 VEM AÍ O PIX GARANTIDO EM QUE O BANCO GARANTE O ENVIO DO PIX SEM SALDO EM CONTA (DINHEIRO)

Existem diferenças entre o Pix Garantido e o Pix Parcelado?

Apesar do Pix Garantido também ter a opção de parcelas, ainda existem diferenças entre ele e a funcionalidade Parcelada.

Da primeira forma, os compradores podem parcelar suas compras feitas com o pagamento instantâneo e dividir em até 24 vezes. Entretanto, mesmo que o pagador não possua dinheiro em conta no dia do pagamento, o banco garante que o lojista ou usuário receba a quantia. 

Outra informação sobre a opção garantida é que ele é um lançamento oficial do Banco Central, ou seja, suas regras de funcionalidade são definidas por ele e todas as outras instituições financeiras precisam segui-las.

Já o Pix Parcelado não é uma funcionalidade que foi lançada pelo Banco Central, mas uma possibilidade que instituições financeiras viram para oferecer aos seus clientes linhas de crédito com taxas diferentes, ou seja, cada instituição pode definir suas regras para esse tipo de pagamento. 

Essa função está atrelada ao cartão de crédito, onde o valor final sempre virá na data do pagamento da fatura do cartão. 

Quais são os benefícios do Pix Garantido?

O Pix Garantido é uma forma segura de fazer transações, que garante mais possibilidades de compras para o usuário e garantia de recebimento para lojista e recebedores. 

Negociantes podem encontrar neste serviço mais clientes, vendas e uma forma segura e sem taxas de realizar suas transações e também de melhorar o seu fluxo de caixa.

Vantagens para os lojistas

Para pessoas que pensam em implementar essa funcionalidade em seu negócio, as vantagens são:

  • Sem tarifas de maquininha: um lojista que opte por receber por meio dessa funcionalidade não precisa se preocupar com tarifas e garante o seu recebimento todos os meses
  • Método seguro: por ser um lançamento oficial do Banco Central, a segurança acompanha essa função e garante o recebimento dos valores
  • Agendamento de contas: o recebedor consegue identificar a data que o pagamento será efetuado e pode se organizar financeiramente

Vantagens para os usuários

Essa é uma função versátil que garante vantagens para os lojistas e também para os usuários que querem fazer compras, veja abaixo:

  • Possibilidade de parcelamento: o usuário consegue parcelar a sua compra e ter uma organização dos seus pagamento
  • Agendamento do pagamento: caso o usuário faça o agendamento do Pix e, no dia do pagamento, não possuir o dinheiro em conta, o banco garante que a transação seja feita
  • Queda nas taxas de juros: em comparação com operadoras de cartão de crédito, os usuários não vão precisar encarar juros altíssimos

O Cartão de Crédito vai ser substituído pelo Pix Garantido?

Apesar do Pix Garantido ter a funcionalidade do parcelamento, e se assemelhar ao cartão de crédito, isso não quer dizer que ele irá substituí-lo. Essa nova funcionalidade, que será lançada pelo Banco Central, é uma possibilidade de transações com menos taxas e juros, que são mais presentes em cartão de crédito.

Outro fator é que ele pode, sim, reduzir o uso do cartão de crédito por lojistas e donos de negócios, uma vez que os bancos costumam cobrar taxas em cima das compras que são pagar no crédito em maquininhas. Ou seja, é uma modalidade mais vistada por essas pessoas.

Além disso, o tempo de compensação do pagamento é outro fator que pode levar a substituição do cartão de crédito pelo Pix, uma vez que ele é um pagamento instantâneo.

Perguntas Frequentes

O Pix Garantido funciona com cartão de crédito?

Não, o Pix Garantido funciona de forma diferente do Pix com cartão de crédito. Com ele, o valor será transferido automaticamente da sua conta para a conta do destinatário todos os meses, sem precisar de nenhum cartão para isso.

O Pix Garantido é agendado?

Sim, o Pix Garantido é bem similar ao Pix Agendado, programando as transações para que ela aconteçam automaticamente na data prevista.

Quem vai poder usar o Pix Garantido?

O Pix Garantido ficará disponível para todos aqueles que tiverem uma Chave Pix cadastrada em uma insituição que ofereça esse serviço, sem nenhuma restrição quanto ao seu uso.

O Pix Garantido tem data de lançamento?

Ainda não foram divulgadas data oficiais pelo Banco Central, por isso, é necessário aguardar uma posição para saber quando o serviço ficará disponível para todos os usuários.

Conclusão

Por fim, acredito que o Pix Garantido é uma forma de revolucionar pequenos negócios e lojistas que buscam uma melhor forma de receber seus pagamentos de juros altíssimos aplicados em cima do valor. Além disso, também é uma forma de pessoas realizarem pagamentos e compras sem taxas abusivas que alguns cartões de créditos possuem.

É importante lembrar que o Pix Garantido ainda é um serviço que irá ser lançado pelo Banco Central, e, diferente do Pix Parcelado, tem a garantia de que o valor será pago e de menores taxas em cima dos valores.

Em seu lançamento, para ter acesso a essa ferramenta, o usuário apenas precisa ter acesso a uma conta de uma instituição financeira que possua a opção de Pix.

Deixe um comentário