Fiz um PIX errado e agora? Aprenda como recuperar o dinheiro

Se você fez um Pix errado e está preocupado com o que fazer agora, pode ficar tranquilo, pois há forma de recuperar seu dinheiro. Para isso, você precisará de:

  • Extrato da transferência no aplicativo de pagamento: todo app de banco ou de carteira digital oferece o extrato das transferências feitas
  • Sua chave Pix: é importante ter a sua chave Pix usada para transferir, assim como o banco ou app utilizado
  • Chave Pix de quem recebeu: essa informação será vital para estornar o Pix feito errado

Com todas essas informações em mãos, o que você precisa fazer é descobrir o contato da pessoa que recebeu o valor e pedir para que ela estornar o Pix. Isso é muito fácil de fazer!

Para começar, veja se o Pix errado foi feito com uma chave de telefone ou e-mail. Se sim, basta usar a chave para contatar a pessoa, explicar o erro e solicitar a devolução.

Caso o erro tenha acontecido com uma chave de CPF ou CNPJ, então você precisará buscar essa informação no Google para tentar encontrar a pessoa. Se não conseguir, deverá entrar em contato com o seu banco/app para informar o ocorrido e tentar receber seu dinheiro via Mecanismo Especial de Devolução (MED).

O vídeo abaixo mostra como encontrar os contatos de quem recebeu o seu Pix errado:

Esse é o mesmo procedimento caso a transferência errada tenha acontecido com a chave aleatória do Pix. Afinal, essa chave foi criada justamente para evitar a identificação de quem vai receber o dinheiro.

Como o Mecanismo Especial de Devolução pode ajudar a recuperar o dinheiro?

Como o Mecanismo Especial de Devolução pode ajudar a recuperar o dinheiro?

Quando você não consegue contatar a pessoa que recebeu o dinheiro (seja porque ela usou uma chave aleatória, seja porque usou um CPF/CNPJ), você pode tentar resolver a solução usando o Mecanismo Especial de Devolução (MED).

Em 2021, o Banco Central criou o Mecanismo Especial de Devolução para ajudar a resolver casos de pessoas que fizeram Pix errado e agora precisam de ajuda para recuperar o dinheiro.

Explicando de forma simples, o MED é um conjunto de regras e procedimentos que os bancos, carteiras digitais e instituições financeiras devem seguir para devolver o dinheiro de um Pix errado.

Este mecanismo funciona de forma obrigatória em dois casos:

  • quando há uma falha operacional no sistema
  • quando o consumidor caiu em um golpe do Pix e há suspeita de fraude

Portanto, se você errou a chave Pix e o dinheiro foi para outra pessoa, esse não é um caso em que o Mecanismo Especial de Devolução seria usado em teoria. No entanto, na prática, a responsabilidade de avaliar cada caso é das instituições financeiras e elas podem acionar o MED se acharem adequado.

Por isso, você deve entrar em contato com a sua instituição financeira (banco, app de pagamento, etc.) e informar o que aconteceu. Diga que fez um Pix errado e agora precisa do estorno do dinheiro. Também forneça dados, como:

  • Sua Chave Pix e a de quem recebeu
  • Valor do Pix errado
  • Horário e ID da transferência

Após informar tudo isso, o seu banco ou instituição financeira entrará em contato com o banco ou app de quem recebeu o Pix.

Por sua vez, a outra instituição financeira vai contatar a pessoa que recebeu o dinheiro erroneamente e vai mediar a situação para que o valor seja devolvido para você.

Por exemplo, imagine que você fez um Pix com o RecargaPay e errou o destinatário. O dinheiro chegou para um cliente do Nubank. Você entrou em contato com o RecargaPay e é o próprio app que vai usar os mecanismos do Banco Central para consultar o Nubank sobre o erro.

Depois, o Nubank falará com a pessoa que recebeu o dinheiro e mediará a situação para que o valor seja devolvido.

No vídeo abaixo, o Banco Central explica mais alguns detalhes sobre o MED:

Fiz um Pix errado e agora a pessoa não quer devolver: o que fazer?

Fiz um Pix errado e agora a pessoa não quer devolver: o que fazer?

Se você fez um Pix errado e agora a pessoa não quer devolver, não precisa se desesperar: a situação não está perdida e há solução. Afinal, existem recursos na Lei para te ajudar.

Uma vez que você contatou a pessoa que recebeu o Pix errado e ela não quis devolver, a solução inicial é contatar o seu banco para tentar o MED, como explicamos acima.

Se o problema não for resolvido, então você deve registrar um Boletim de Ocorrência e procurar um advogado para entrar com uma ação cível. Afinal, a pessoa que não quer devolver está muito provavelmente cometendo o crime de apropriação indébita.

Esse é, pelo menos, o parecer e o consenso entre instituições e entidades jurídicas. Por exemplo, a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) instrui os consumidores a fazer a devolução para não serem processados. Aliás, existem muitos casos em que isso aconteceu, como o do homem que recebeu um Pix de R$560 e se recusou a devolver, sendo indiciado pela Polícia em seguida.

A matéria jornalística do vídeo abaixo mostra mais detalhes sobre essa questão:

Por isso, se você fez um Pix errado e agora a pessoa não quer devolver, documente todas as tentativas de contato. Anote:

  • Data e horário dos contatos
  • Todas as negativas de devolução
  • Chave Pix de quem recebeu, banco e outras informações
  • Valor do Pix errado

Essas informações vão agilizar a investigação da Justiça para que você receba o Pix estornado mais rapidamente.

Quanto tempo leva para eu receber o dinheiro de volta?

Quanto tempo leva para eu receber o dinheiro de volta?

Depende de como a situação for resolvida. O mais rápido para receber o dinheiro é contatar diretamente a pessoa. Assim, dá para receber o estorno em questão de minutos, se o outro lado colaborar.

No entanto, caso seja necessário usar o Mecanismo de Devolução Especial ou entrar com um processo, o estorno pode demorar bastante.

Pelo MED, existem alguns prazos para cada etapa do processo. São eles:

  • até 80 dias para relatar o Pix errado
  • 7 dias para o seu banco/instituição analisar sua notificação
  • até 72 horas para o seu banco solicitar a devolução à instituição de quem recebeu o Pix
  • 24 horas para a instituição de quem recebeu fazer o estorno

Ou seja: no prazo máximo, a devolução pode ocorrer em até 91 dias. Por isso, é vital relatar que fez o Pix errado e agora quer o estorno o mais rapidamente possível.

Já se a questão precisar ir para a Justiça, não há prazo para sua solução. Depende do andamento do processo e da investigação. Um exemplo foi o caso da TV Globo, que fez um Pix errado de R$318 mil para um homem. Ele devolveu o dinheiro para a emissora, mas apenas 6 meses após o fato.

Fiz um Pix agendado com erro, como consertar?

Fiz um Pix agendado com erro, como consertar?

Agora, se na hora de realizar o PIX agendado você escolheu a pessoa errada, está tudo bem. Felizmente, esse problema tem uma solução bastante simples e que você pode efetuar sem precisar da ajuda de ninguém.

Se o seu PIX errado era um pagamento agendado, basta que você acesse o seu histórico de pagamento e cancele o agendamento da transferência. Dessa forma, o pagamento será cancelado na hora e não será necessário nenhuma outra medida.

Caso só tenha errado a data, basta mudar o horário do agendamento ou cancelar o Pix e fazer outro, com a data correta.

E como consertar o erro de PIX em processamento?

Outro problema comum é o PIX em processamento. Com ele, sua transação não é concluída na hora e nem o dinheiro é devolvido para você, contudo, isso não é um erro do PIX, mas sim uma falha no servidor.

Dessa forma, se esse for o seu caso, só é necessário aguardar que a instabilidade acabe e refazer a transação se for preciso.

Conclusão

Como vimos, se você fez Pix errado e agora quer receber o dinheiro de volta, há como resolver o problema. Em minha opinião, solicitar o valor para a pessoa que recebeu é sempre o caminho mais rápido e fácil.

Por fim, é importante lembrar que para solucionar o problema da melhor maneira possível recomendamos que você utilize todos os métodos disponíveis, e em caso de qualquer problema, o auxílio do seu banco pode ser essencial.

Além disso, o cuidado na hora de realizar o seu pagamento também é fundamental, já que dessa forma você consegue se prevenir de todos os eventuais problemas futuros.

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