Fez um Pix e não caiu na conta? Confira 4 soluções

Se você fez um Pix e ele não caiu na conta, as 4 melhores soluções são:

Muitas pessoas passaram a pagar com o Pix diariamente devido à segurança e rapidez da ferramenta. Entretanto, muitos encontram o problema do Pix demorando para cair na conta em algumas transações. 

Dependendo do motivo do erro e embora o Pix seja conhecido por seu pagamento instantâneo. O recomendado é esperar até uma hora após o pagamento, mas se o problema não for resolvido, separamos 4 soluções.

1) Verifique se o Pix não está fora do ar

1) Verifique se o Pix não está fora do ar

O Pix fora do ar é uma falha que pode ocorrer quando há manutenção ou problemas no sistema do Banco Central. Além disso, esse erro também acontece devido a dificuldades que o aplicativo de transferências encontra ao se conectar com o Pix.

O Pix já ficou fora do ar em bancos como o Nubank e outros. Então, para solucionar o problema é necessário tentar fazer a transferência por outro app, se conseguir, o problema não é no BC. Se não funcionar, esperar algumas horas, pois o erro é no BC.

2) Confirme se o pagamento foi enviado para chave correta

2) Confirme se o pagamento foi enviado para chave correta

Muitas vezes o pagamento via Pix pode ser enviado para a pessoa errada, por engano, devido a algum erro ao digitar a chave Pix. Por isso, é importante sempre conferir os dados do destinatário, como o nome completo, antes de finalizar o envio.

Se você fez um Pix errado, é importante saber como recuperar o dinheiro. Então, use os dados da chave para entrar em contato com a pessoa, como o número de telefone ou e-mail e solicite o valor de volta

3) Verifique se o Pix não foi agendado

3) Verifique se o Pix não foi agendado

O Pix agendado é diferente do convencional, pois ele não cai instantaneamente. Por isso, é importante saber como fazer o Pix agendado, pois ele só é enviado no dia que foi programado para cair na conta do destinatário.

Por isso, entenda que horas o Pix agendado cai, que é nas primeiras horas do dia, selecionado na hora da transferência. Então, é preciso esperar que o dinheiro caia na conta no dia ou cancelar o Pix e fazer o envio imediato do valor. 

4) Confira se a transação não foi bloqueada

4) Confira se a transação não foi bloqueada

O principal motivo para acontecer o bloqueio cautelar do Pix é devido à segurança da ferramenta em casos de suspeita de fraudes. Entretanto, existem outras situações que o Pix pode ser bloqueado como contestação do pagador, pagamentos suspeitos de golpe e transações de alto valor. 

Caso você tenha o Pix bloqueado, a solução é esperar o tempo estimado de até 72h para a análise. Nesses casos, tanto quem enviou a transferência como o destinatário irão ser notificados sobre o bloqueio no app de pagamento.

💳NOVIDADE DO PIX, AGORA MAIS SEGURANÇA| BLOQUEIO CAUTELAR, MECANISMO ESPECIAL DE DEVOLUÇÃO,AGORA SIM

Quanto tempo um Pix leva para cair? 

Quanto tempo um Pix leva para cair?

O Pix é uma modalidade de pagamento instantâneo e o tempo que demora para ser processado é de até 10 segundos. Os pagamentos via Pix são seguros e práticos, proporcionando facilidade no dia a dia dos usuários.

Em nota dada ao InfoMoney, João Bragança, diretor sênior da consultoria Roland Berger, destaca sobre o Pix:

“Essa mudança transforma o pagamento em commodity e a protagonista do processo é a conta – o meio pelo qual os participantes vão acessar e monetizar seus clientes”.

Se o Pix não cair na conta, o que eu posso fazer?

Se o Pix não cair na conta, o que eu posso fazer?

Se você realizou uma transferência e o Pix não chegou, é preciso entrar em contato com o destinatário, para saber se a chave Pix informada está correta. Se ainda assim não der certo, é preciso contatar a instituição financeira responsável.

Além disso, para garantir mais segurança ao Pix, o BC desenvolveu o Mecanismo Especial de Devolução. Essa medida foi criada para garantir a devolução de valores de transferências feitas em casos de golpes, fraudes e erros operacionais.

PIX NÃO CAIU NA CONTA? SAIBA O QUE FAZER

Conclusão

Ao decorrer do texto, destacamos as 4 principais soluções que podem resolver o problema do Pix não cair na conta. Pois, embora essa ferramenta envie transferências instantâneas, erros podem acontecer.

Recomendamos que os usuários sempre confiram se a chave Pix foi informada corretamente, pois a transferência pode ser enviada para a pessoa errada. Além disso, é importante verificar o nome completo do destinatário antes de concluir a transação.

Por fim, lembramos que o bloqueio cautelar do Pix é uma medida de segurança desenvolvida pelo Banco Central. Ou seja, o valor ficará congelado em análise por 72h e após isso será enviado para o destinatário ou devolvido para a conta de origem.

O que é o bloqueio cautelar do Pix?

Meu Pix foi bloqueado. E agora?

Por que o Pix fica fora do ar?

O que fazer se enviar o Pix para pessoa errada?

O que é a Mecanismo Especial de Devolução?