3 maneiras de solucionar o Pix demorando para cair na conta

Pix demorando de cair na conta? Existem três ações que você pode tomar para resolver esse problema:

O Pix é uma ferramenta que ganhou muita popularidade, principalmente, por ser um meio de transferência instantâneo, onde o recebedor tem um prazo de até 10 segundos para receber sua quantia, independente do dia e horário que o pagamento foi realizado.

Em alguns casos, a transação pode demorar mais do que o esperado, mas isso se dá por conta da suspeita de fraude. Em situações desse tipo, as instituições bloqueiam a quantia em um prazo de até 1 hora, para que seja feita uma análise de segurança para entender a situação que estão lidando.

Por isso, se o recebedor relatar que ainda não recebeu o Pix, verifique se o valor foi debitado da sua conta e, caso tenha sido, é importante esperar o prazo de até 1 hora para que a quantia chegue ao destinatário. Caso o pagamento não aconteça no tempo estipulado, é possível entrar em contato com o banco e entender o que aconteceu. 

Algo que o pagador pode fazer para se prevenir contra falácias é ter em um local fácil o comprovante do Pix. Isso vai dar uma garantia para o banco e para o recebedor de que a transação foi realizada.

1) Espere alguns minutos

Como citado anteriormente, é preciso esperar de alguns minutos até uma hora caso seja detectado um problema durante a transação ou então que o Pix esteja em processamento. 

Alguns dos casos que podem acontecer para que essa transação tenha acontecido de forma errada podem ser: Chave no formato errado ou não encontrada, falha de comunicação no sistema do Pix, erro na liquidação da transação e problema com o QR Code.

Independente da causa, é importante avisar o banco e/ou carteira digital do ocorrido para que o problema possa se resolver de forma mais rápida, além de ter sempre um comprovante da transação para provar que o Pix foi feito e que existe um problema alí.

2) Envie o Pix novamente

Caso tenha sido verificado um erro na transação e ela não tenha sido feita, espere alguns minutos e efetue o procedimento novamente, sempre verificando se a Chave Pix e as informações inseridas estão corretas.

Apesar dele ser um pagamento instantâneo e, na maior parte das vezes, ser a forma de transferência mais rápida do mercado, nem sempre ele acontece tão rapidamente. Em alguns casos, o problema pode estar no Provedor de Serviços de Pagamento (PSP) ou então em valores altos que podem despertar alertas.

Entretanto, mesmo com as informações corretas, um valor que não desperta suspeitas e em um servidor que não apresenta problemas o Pix não foi finalizado dentro do prazo de 1 hora, é preciso reconhecer o problema e tomar algumas ações. Veja à seguir o que deve ser feito. 

3) Solicite suporte do seu banco

Em qualquer um dos casos diferentes em que o Pix esteja fora do ar ou apresente problemas, a melhor maneira é informar o seu banco e/ou carteira digital para que o processo possa ser resolvido de forma mais rápida. 

Em casos como a falha de comunicação, por erro na liquidação por alguma conta indisponível ou uma Chave Pix que perdeu o prazo de validade, o banco deve saber informar o usuário e solucionar o problema, ou apresentar formas de ajudar para que a transação seja concluída. 

Ao entrar em contato com a instituição responsável, ela vai informar o problema, que também pode ser uma medida de segurança contra movimentações suspeitas na conta. 

Quais motivos podem atrasar o envio do Pix?

Alguns dos motivos que podem atrasar o envio do Pix são: Chave no formato errado ou não encontrada, falha de comunicação com o sistema do Pix, erro na liquidação da transação ou problema com QR Code. 

No caso de Chave Pix com formato errado ou não encontrada, a pessoa pode ter digitado o dado em um formato incompatível com os aceitos pelo pagamento instantâneo ou então houve um erro de digitação. Além disso, também é possível que a Chave ainda não tenha sido cadastrada.

Em se tratando de falha de comunicação com o sistema, o erro pode estar dentro da instituição financeira, que pode não ter trocado as informações corretamente entre sua conta e a do recebedor. Já o erro de liquidação acontece por falta de saldo na conta ou a conta da pessoa que vai receber está indisponível. 

Por fim, problemas com QR Code podem acontecer em duas situações: uma chave inexistente ou que perdeu seu prazo de validade. 

Outro motivo, fora de erros de sistema ou dados inexistentes, para que uma transação instantânea possa atrasar é o limite que os bancos impõem para pagamentos feitos entre o horário de 20h e 6h. Nesse caso, com o valor máximo de transação de até R$1000 pode ser um empecilho para quem quer mexer com quantias maiores.

Como cancelar o Pix que demora para cair na conta?

Até o momento, o Banco Central não liberou nenhuma função que permita o cancelamento de um Pix. Se a transação já foi dada como concluída, é necessário aguardar para que o recebedor tenha o dinheiro em conta, se não foi, é importante entrar em contato imediatamente com o banco e entender o que pode ser feito. 

Conclusão

Por fim, é possível entender que até mesmo sistemas como o Pix, que é um dos mais rápidos e que não apresenta grandes instabilidades, pode sofrer com problemas de envio e demora, apesar de serem casos mais isolados. 

Neste texto, conseguimos ter o lembrete de sempre verificar os dados antes de enviar uma quantia, mesmo que seja para uma pessoa que já estamos acostumados a enviar.

No caso de uma transação que está demorando muito, é importante ter o comprovante de que o pagamento foi realizado e entrar em contato com o banco e/ou carteira digital, para que o problema possa ser solucionado rapidamente e da melhor forma possível.