Pix Copia e Cola – Aprenda como realizar

Para pagar contas ou fazer transferências com o Pix Copia e Cola, é necessário:

O Pix é uma modalidade de pagamento instantânea criada pelo Banco Central que permite que os usuários paguem e recebam valores em segundos. Essa modalidade oferece diversas possibilidades como o Pix Copia e Cola que permite o envio diretamente na conta solicitada. 

Vale destacar que o Pix teve um grande crescimento na quantidade de usuários e hoje reúne 100 milhões de transações diárias. Ou seja, tornou-se indispensável para a vida financeira de muitos.

Atualmente conta com mais de 138 milhões de usuários que utilizam a modalidade em diversos bancos digitais. Podemos dividir esses grupos em PF e PJ (empresas).

Para saber mais sobre ela, e o que é o Pix, preparamos um artigo especial com instruções de uso aqui no aplicativo do RecargaPay. Acompanhe o breve conteúdo seguir e saiba como enviar pagamentos ou pagar uma conta em 5 breves passos.

  1. 1- Baixe o aplicativo do RecargaPay

    Primeiramente é necessário baixar o RecargaPay clicado na imagem abaixo.


  2. 2- Toque em “pagar com QR Code”

    Essa opção aparece após clicar na área Pix.

  3. 3- Clique em “ Usar Pix Copia e Cola”

    Após clicar na área Pix selecione a opção “Usar Pix Copia e Cola”.

  4. 4- Cole o código copiado

    Cole o código que você copiou para realizar o pagamento no espaço da tela.

  5. 5- Revise os dados e pague

    Revise os dados do destinatário, parcelas se for conta de consumo e pague!

COMO PAGAR COM O PIX COPIA E COLA

Qual a diferença do Pix Copia e Cola e do QR Code Pix?

Muitos acham que o Pix Copia e Cola é o mesmo que o QR Code Pix. No entanto, existem diferenças entre essas funcionalidades já que na primeira trata-se de um código alfanumérico composto por 32 dígitos. Ele é usado para substituir o QR Code que é visual.

Para exemplificar em uma situação, temos um código de barras como exemplo, ele conta com as barrinhas e um código abaixo. Quando o aparelho não consegue ler a parte visual do código, outra possibilidade é usar os dígitos. O Pix Copia e Cola também é assim!

Portanto, em algumas situações que se tem o QR Code Pix, o código alfanumérico pode acompanhar para que seja pago com o Pix Copia e Cola. Mas vale destacar que ele é usado como preferência ou só quando   é necessário.

É importante saber essa diferença estipulada pelo Banco Central. Afinal, é essencial também para não cair no golpe do boleto falso e estar sempre de olho nas fontes e códigos de quem irá receber o valor.

Pix Copia e Cola – saiba como funciona e as diferenças para a Chave Pix

Quais os benefícios do Pix Copia e Cola?

Vale destacar que o pagamento via Pix Copia e Cola oferece uma infinidade de vantagens aos seus usuários. Seja para pagar os seus boletos, enviar valores em estabelecimentos ou até mesmo pagar a um comerciante com mais praticidade.

  • Pague seus boletos quando não conseguir ler o QR Code
  • Cobre aos seus amigos com mais praticidade
  • Copia e Cola com facilidade
  • Apresenta poucos dados
  • Aceito na maioria dos estabelecimentos

Como destacamos, pode ser usado como Pix Cobrança para cobrar valores aos seus clientes e amigos. Afinal 86% dos negócios adotaram essa prática para facilitar ainda mais as formas de pagamento.

PIX COPIA E COLA COMO FUNCIONA

Situações para utilizar o Pix Copia e Cola

Existem situações em que usar o Pix Copia e Cola oferece mais vantagens. A seguir separamos as principais como o boleto pelo Pix que pode se encaixar no seu cotidiano e oferecer ainda mais praticidade para administrar as suas finanças.

  • Pagar contas e boletos
  • Parcelar as suas contas e boletos de consumo
  • Quando o seu celular não ler o QR Code visual
  • Para pagar a algum amigo

Sim, como destacamos anteriormente é possível fazer um Pix Parcelado para pagar as suas contas de consumo.Esse exemplo vale para boletos de água ou energia para organizar ainda mais as suas finanças quando o bolso aperta.

Existem limites para o Pix Copia e Cola?

O limite do Pix Copia e Cola é o mesmo para os demais tipos de Pix que são os limites diários, noturnos e mensais. Sendo que a limitação mensal pode variar conforme o histórico do usuário e a sua instituição bancária.

No entanto, com as novas regras anunciadas os clientes podem solicitar aumento ou redução desse limites conforme as suas necessidades e com 24h de antecedência. Mas o Pix Noturno é padronizado para todos em R$1.000 das 20h ou 22h às 6h.

Por fim, como essa é apenas mais uma função do Pix criada pelo Banco Central, ela obedece às regras gerais de limites. Por isso, fique atento às normas gerais para ajustar seus pagamentos e gastos.

Pix Copia e cola utiliza alguma chave Pix?

Uma das maiores vantagens do Pix Copia e Cola é que ele apresenta uma versão resumida de dados do usuário diferente da Chave Pix CPF. Por isso, pode ser ainda mais seguro ao realizar uma cobrança ou solicitar um pagamento a algum desconhecido.

Mas essa ferramenta pode ser sua aliada para evitar cair em golpes. Além disso, a melhor chave para o Pix copia e Cola é a chave aleatória pois ela também não revela dados relevantes.

Mas não existe nenhuma chave melhor que a outra, mas para evitar roubar dados pessoais seus em suas cobranças a chave aleatória seja melhor. Assim, estranhos não terão acesso a dados relevantes sobre sua pessoa.

Conclusão

Ao decorrer do conteúdo separamos as principais informações a respeito do Pix Copia e Cola. Apresentamos as principais vantagens que é pagar contas com mais facilidade e até mesmo cobrar aos seus amigos. 

Recomendamos atenção para não cair em golpes do boleto falso.Para isso é necessário redobrar a atenção para realizar pagamentos e conferir a fonte de destino do valor que está sendo enviado.

Avisamos que além dessa vantagem, o Pix oferece diversas outras funcionalidades que podem se adequar ao seu dia a dia. Cadastre já a sua chave para usufruir dos benefícios para a sua vida financeira.