Como receber pelo Pix Cobrança? Descubra todas as informações

Para emitir um Pix cobrança é necessário: 

O Pix é um sistema de transferência financeira gratuito que funciona em todo o território nacional, independente de qual seja sua instituição financeira. A ferramenta trouxe muita facilidade para os brasileiros e, atualmente, é o principal meio de pagamento utilizado no país. 

O Pix cobrança é uma das funcionalidades desse sistema que permite gerar um código único com todas as informações sobre uma cobrança, dessa forma, é muito mais fácil realizar o pagamento de forma instantânea. 

Para entender como utilizar, acompanhe o passo a passo a seguir:

  1. Baixe o RecargaPay

    Com o RecargaPay você pode utilizar o Pix cobrança e ainda usufruir de muito benefícios e praticidade no pagamento ou recebimento de contas. Para fazer o download gratuitamente, clique na imagem.

  2. Clique em “Receber com QR Code”

    Na página inicial do RecargaPay acesse:

  3. Forneça as informações necessárias

    Defina o valor da cobrança que você deseja enviar

  4. Envie para o pagador

    Prontinho! Agora basta compartilhar seu Pix cobrança com o pagador para receber diretamente em saldo.

Como funciona o Pix Cobrança?

O Pix cobrança é uma funcionalidade que permite concentrar todos os dados da conta em um só código, tornando muito mais fácil a realização do pagamento por parte de quem recebe a cobrança. 

Dessa forma, é possível gerar um QR code Pix com o valor da transação e as informações da conta de destino. Esse código pode ser lido diretamente pela câmera dentro do aplicativo do banco, de forma que nenhuma informação seja digitada. 

Também é possível, ao invés do QR code, gerar um código copia e cola que cumpre a mesma função, porém, sem o uso da câmera do dispositivo. Esse código é ideal para enviar cobranças pelos aplicativos de mensagem como o WhatsApp. 

Quais as taxas para o Pix Cobrança?

Não existe taxa para pessoas físicas utilizarem os serviços envolvendo o Pix. A menos que você decida pagar com o saldo de seu cartão de crédito, como é possível através de aplicativos como RecargaPay, todas as outras funcionalidades da ferramenta são gratuitas para pessoas. 

Apesar de muitos bancos oferecerem gratuidade no uso do Pix para Pessoa Jurídica, o Banco Central permite que haja a cobrança quando as transferencias envolvem empresas. Entretanto, a taxa pode variar dependendo da sua instituição bancária.

Seja para gerar o QR code de cobrança, ou o copia e cola, nem o recebedor, nem mesmo o pagador, quando pessoa física, paga taxa no Pix. Atente-se a cobrança indevida de taxas envolvendo o uso do sistema Pix pois essa é uma solução criada pelo Banco Central para ser 100% gratuita.

Quem pode utilizar o Pix Cobrança?

Todas as pessoas que possuam uma chave Pix cadastrada podem utilizar o Pix cobrança gratuitamente, entretanto, essa funcionalidade é mais comum em estabelecimentos comerciais, vendas informais e prestadores de serviço. 

Por se tratar de um meio de pagamento gratuito, o Pix revolucionou a forma com que as pessoas fazem cobranças e pagamentos e livrou pequenos empreendedores das altíssimas taxas da máquina de cartão e transferências como TED e DOC. 

Quais são os benefícios do Pix Cobrança?

Além de ser uma forma de cobrança prática e gratuita, o Pix cobrança é muito benéfico para todas as pessoas por tornar os pagamentos ainda mais rápidos. Confira algumas das principais vantagens do uso do Pix cobrança no dia a dia:

  • Pagador não precisa digitar os dados
  • Código já é gerado com o valor a receber
  • 100% gratuito para quem paga e para quem recebe
  • Pagamento instantâneo
  • Depósito direto na conta predefinido.

Qual a diferença do Pix Cobrança para o boleto bancário?

O Pix Cobrança, apesar de conter todas as informações necessárias para que o pagador realize a transferência corretamente, muito se diferencia do tradicional boleto. Além de ser muito mais prático, existem alguns outros motivos que estão fazendo as pessoas trocarem o boleto pelo Pix. 

O principal fator para essa mudança é a gratuitidade, já que a grande maioria das instituições financeiras ainda cobra pela emissão de boletos e, alguns deles não podem ser pagos após o vencimento, o que costuma gerar certo transtorno a quem precisa pagar. 

Por ser um serviço sem taxas, o pagamento via Pix pode facilitar negociações entre vendedor e consumidor e render, até mesmo, alguns descontos na prestação de serviço ou vendas de produtos.  

Conclusão  

O Pix cobrança é uma forma prática e rápida de cobrar sem o uso dos tradicionais boletos bancários. A funcionalidade é gratuita e serve para reunir todos os dados da transferência de forma otimizada para que o recebedor pague com mais facilidade. 

Nessa opção, é possível gerar um QR code com o valor a ser pago, a conta destino e todos os outros dados importantes para a conclusão. Quando em QR Code, basta ao pagador escanear pela câmera do aplicativo. 

Na opção de Pix Cobrança também é possível gerar um código copia e cola com as mesmas informações necessárias para pagamento, o que facilita muito o envio rápido através dos aplicativos de mensagem e cumpre a mesma função do QR code sem o uso da câmera.