5 formas de fazer o pagamento via Pix – Conheça todas as possibilidades

As 5 principais formas de realizar um pagamento via Pix são:

Lançado em novembro de 2020, o Pix é uma ferramenta de transferência de valores entre instituições financeiras diversas idealizada e gerida pelo Banco Central do Brasil.

Por se tratar de um sistema de transferência gratuito e instantâneo, ele rapidamente se tornou o principal meio de pagamento utilizado no país. A seguir, iremos detalhar como cada uma das formas de realizar pagamento via Pix e seus benefícios principais. 

1) Realizando um Pix com cartão de crédito

 É possível realizar a transferência Pix pagando com cartão de crédito através de aplicativos como o RecargaPay com taxa de 3,99% para clientes Prime+ e 4,99% para usuários convencionais.  

Para realizar o Pix com cartão de crédito, acompanhe o passo a passo:

  1. Baixe o RecargaPay

    Para utilizar o saldo do cartão de crédito para pagar em Pix é necessário se cadastrar gratuitamente no aplicativo. Para fazer o download, cliqu na imagem.

  2. Clique na opção Pix com cartão de crédito

    Na página inicial do RecargaPay, dentro da aba de Pix, clique em “Pix com cartão de crédito”.

  3. Preencha os dados

    Preencha as informações necessárias como valor a ser transferido e chave do recebedor.

  4. Defina o parcelamento e conclua

    Ao pagar com o cartão de crédito existe a possibilidade de pagar em até 12 vezes, selecione quantas parcelas quiser e conclua.

Essa é uma excelente alternativa para quem busca usufruir das vantagens do pagamento Pix mesmo quando não possui saldo em conta, afinal, por se tratar de um pagamento simultâneo, muitas pessoas oferecem descontos e benefícios nesse tipo de transferência. 

Além disso, por ser um pagamento imediato pode ser uma excelente alternativa para aquelas contas em atraso que correm o risco de interrupção do serviço, como é o caso do fornecimento de energia elétrica, água, telefone e internet.  

2) Fazendo um Pix com QR Code

O Pix QR Code é uma das formas de pagamento mais usadas em estabelecimentos comerciais, isso se deve, muito provavelmente, à sua praticidade, já que se trata de um código que pode ser traduzido nos dados bancários da conta que irá receber o Pix

Esse código é lido diretamente pela câmera do celular dentro do aplicativo do banco. O que facilita o processo já que você não precisa mais digitar as  informações e basta, apenas, confirmar o nome do recebedor. 

Para realizar o pagamento através do Pix com o QR Code, acompanhe o passo a passo:

Por sua maior praticidade na hora da transferência, é indicado para pagar estabelecimentos e prestadores de serviço em geral. 

3) Programando um Pix Agendado

O Pix agendado é uma forma de pagamento em que a transferência fica agendada para ser realizada posteriormente de forma automática. É uma excelente opção para quem realiza transferências recorrentes em datas fixas. 

Entretanto, esse Pix só é realizado caso na data do agendamento você possua saldo em conta, caso contrário, o envio do valor não é concluído. 

Para programar um Pix agendado, siga o passo a passo a seguir:

4) Utilizando o Pix Saque e Pix Troco

Pix saque e Pix troco são funções recentes da ferramenta que servem para devolver troco em Pix ou retirar valores em espécie nos estabelecimentos que oferecem essa alternativa. 

Ambos os serviços são gratuitos e funcionam 24 horas, porém, durante o dia, o valor máximo é de R$ 500,00 e, durante a noite R$ 100,00 mas fica a critério do estabelecimento definir o limite que pode ser ainda menor do que o imposto pelo Banco Central. 

Se você quer saber como fazer Pix Saque, siga o passo a passo a seguir:

Essa é uma excelente opção para quem recebe em dinheiro e não tem o troco em espécie para retornar ao pagador. Além de ser uma alternativa para quem precisa retirar um valor sem se dirigir a um caixa eletrônico. 

5) Recebendo pelo Pix Cobrança

Pix Cobrança é uma forma fácil e prática de receber pagamentos pelo aplicativo. Com ele é possível gerar um código copia e cola ou um QR Code com o valor específico a ser pago e os dados da conta que receberá o pagamento. 

Para fazer uma cobrança via Pix, acompanho passo a passo:

O Pix cobrança também é gratuito e pode facilitar muito o processo de recebimento por concentrar todos os dados da transferência, sem a necessidade de preencher um a um. 

Quais os benefícios do pagamento via Pix? 

Inúmeros são os benefícios do pagamento via Pix e, exatamente por tantas vantagens é que ele ganhou a confiança da maior parte da população brasileira em tão pouco tempo. 

O Banco Central do Brasil tem trabalhado constantemente no aperfeiçoamento da ferramenta para que ela traga cada vez mais vantagens e segurança para seus usuários. Confira alguns dos principais benefícios do pagamento por Pix:

  • Transferências gratuitas
  • 24 horas por dia
  • Todos os dias da semana
  • Pagamento imediato
  • Possibilidade de parcelamento

Conclusão

O Pix é uma ferramenta disponibilizada pelo Banco Central do Brasil para a realização de transferência gratuita entre as mais diversas instituições financeiras do país. Lançado em novembro de 2020, se tornou rapidamente a principal forma de pagamento usada pelo brasileiro. 

Entre suas muitas facilidades, a ferramenta disponibiliza algumas alternativas para tornar os recebimentos ainda mais práticos e rápidos, entre elas o Pix agendado, Pix Saque e Pix Troco. 

Entretanto, apenas através do Pix com cartão de crédito é possível parcelar o pagamento em até 12 vezes pelo aplicativo do RecargaPay, uma alternativa perfeita para driblar os imprevistos financeiros e manter suas contas em dia.