pagamento instantâneo PIX: saiba tudo sobre este método de pagamento
Comprar RP LoL - Riot Points GRÁTIS com Descontos
Comprar RP LoL – Riot Points GRÁTIS com Descontos
2 de setembro de 2020
Pagamento instantáneo PIX – O que é, quando começa e como reservar a chave?
15 de setembro de 2020

Pagamento instantâneo PIX – O que é, quando começa e como reservar a chave?

Pagamento Instantaneo PIX - O que é e como reservar a chave PIX_ (1)

 

Neste artigo, você descobrirá como fazer um pagamento instantâneo PIX de uma forma simples. Além disso, vamos explicar:

  1. O que é pagamento Pix?
  2. Como funciona o pagamento instantâneo?
  3. Fazer reserva da Chave PIX (RecargaPay)
  4. Como fazer transações com o PIX com QR Code?
  5. Pix, TED e DOC: qual é a diferença?
  6. Quem pode usar o pagamento instantâneo?
  7. Qual é o valor da taxa para o PIX nas transações?
  8. Quais são as principais vantagens do pagamento instantâneo?

 

 

1) O que é pagamento Pix?

O pagamento instantâneo PIX é um serviço que permite a transferência de dinheiro entre diferentes bancos (PIX Nubank, PIX Bradesco, entre outros). Nesse sentido, a nova modalidade do Pix Banco do Brasil gerou polêmica porque a ordem de pagamento e a disponibilização de recursos na conta do destinatário ocorrem instantaneamente.

 

O que é o pagamento PIX?

 

Anteriormente, fazer esse tipo de transferência era um processo lento e obedecia ao horário comercial. No entanto, agora será possível fazer essas transferências interbancárias de dinheiro 24 horas por dia, 7 dias por semana e 365 dias por ano.

 

Quando entra em vigor o pagamento instantaneo PIX?

 

O pagamento instantâneo PIX foi lançado oficialmente em fevereiro de 2020. Porém, de acordo com o Pix Banco Central do Brasil, o serviço estará à disposição de todos os brasileiros no dia 3 de novembro do mesmo ano. Da mesma forma, o banco informou que será responsável pela liquidação dos pagamentos.

 

 

 

2) Como funciona o pagamento instantâneo?

O pagamento instantâneo PIX pretende ser a forma mais rápida e prática de realizar transferências interbancárias no Brasil. Com efeito, espera-se que as transações sejam concluídas em menos de 30 segundos, pois não haverá necessidade de inserir os dados do destinatário, como banco, CPF, conta, entre outros, apenas a chave PIX.

 

Como funciona o pagamento instantâneo?

 

Para utilizar este serviço, é necessário cadastrar uma Chave PIX através do telefone, e-mail ou CPF / CNPJ. Nesse sentido, esta é a chave que você fornecerá às pessoas que farão o pagamento a você.

Da mesma forma, para fazer um pagamento instantâneo PIX é necessário ter uma conta no PSP (Prestador de Serviço de Pagamento). Além disso, você deve ter um telefone celular e instalar o aplicativo desse provedor de serviços financeiros.

A seguir explicaremos como registrar sua Chave PIX…

 

 

3) Fazer reserva da Chave PIX (RecargaPay)

Como mencionamos antes, o pagamento instantâneo PIX será lançado no mês de novembro. No entanto, você já tem a possibilidade de reservar sua chave PIX através do RecargaPay. A seguir, você descobrirá passo a passo como fazer isso:

 

Baixe o app RecargaPay

A primeira coisa que você deve fazer é baixar o aplicativo RecargaPay no seu celular ou Tablet. Em seguida, você deve criar sua conta, o que não levará mais de 5 minutos. É importante destacar que esta ferramenta de pagamento está disponível para todos os sistemas operacionais do mercado.

 

Baixar RecargaPay aqui

 

Reserve sua Chave PIX

Depois de cumprida a etapa anterior, você deve preencher este formulário com várias informações, como o estado de onde mora, seu e-mail, entre outras. Da mesma forma, você deve informar nas respostas que já possui sua conta no RecargaPay.

No final, estará pronto o pré-registo da sua Chave PIX. Resta apenas esperar que a plataforma entre em contato com você para orientá-lo nas próximas etapas e que você possa fazer seu pagamento instantâneo PIX.

 

 

4) Como fazer transações com o PIX com QR Code?

Um dos maiores benefícios que este novo método oferece é a possibilidade de pagamento com QR code. Como você já sabe, esse é um tipo de código bidimensional que permite armazenar informações de todos os tipos, inclusive informações de pagamento, o que é ótimo porque acelera muito as transações. Se você quer descobrir mais, pode ler sobre como funciona o pagamento PIX QR code.

 

Como fazer transações com o PIX com QR Code?

 

 

QR code dinâmico

Como mencionamos antes, o pagamento instantâneo PIX pode ser feito através de um código QR que pode ser dinâmico ou estático. Por sua vez, a dinâmica é importante para os usuários que fazem pagamentos relacionados a compras. Desta forma, diferentes informações podem ser apresentadas para cada transação.

 

QR code estático

Por outro lado, o código QR estático pode ser usado para várias transações, bem como vendas ocasionais. Assim, o vendedor pode definir o preço de seu produto / serviço, que pode ser utilizado por até duas pessoas em um repasse conjunto.

 

 

 

5) PIX, TED e DOC: qual é a diferença?

PIX, TED e DOC: qual é a diferença?

 

Antes do pagamento instantâneo PIX, já havia outras formas de fazer transferências interbancárias. Nesse sentido, eram o TED e o DOC. A seguir, você conhecerá as diferenças entre esses métodos de pagamento:

 

TED (Transferência Eletrônica Disponível)

Em primeiro lugar, temos o TED, cujo pagamento entre bancos diferentes pode ser feito até às 17h00. Caso a transação ocorra após esse horário, o dinheiro será recebido no dia seguinte. Da mesma forma, este método tem a vantagem de não ter um valor mínimo de transferência, podendo ser enviados mais de 5.000 reais.

 

DOC (Documento de Ordem de Crédito)

Por outro lado, temos o DOC, outra alternativa de pagamento que credita o dinheiro no dia seguinte ao da transação. Porém, se a transferência for feita após as 22h, pode demorar até mais um dia útil. Da mesma forma, o DOC tem valor máximo de transferência de 4.999,99 reais.

A seguir, você descobrirá quem pode usar o PIX pagamento…

 

 

 

6) Quem pode usar o pagamento instantâneo?

 

Segundo o BCB PIX, o pagamento instantâneo PIX pode ser realizado em múltiplas circunstâncias. A seguir, você descobrirá cada uma delas:

  • P2P: De pessoa para pessoa.
  • P2B: De pessoas e empresas (inclui comércio eletrônico).
  • B2B: De empresas para empresas (parceiros de negócios, terceiros e fornecedores).
  • P2G e B2G: de pessoas a agências governamentais e de empresas a agências governamentais.
  • G2P e G2B: Do governo às pessoas (benefícios sociais) e do governo às empresas.

 

 

7) Qual é o valor da taxa para o PIX nas transações?

 

Qual é o valor da taxa para o PIX nas transações?

 

De acordo com o Banco Central PIX, as transferências feitas pelo pagamento instantâneo PIX terão um custo de R $ 0,01 para cada 10 operações, e esse valor deve ser bancado pelo banco que recebe o dinheiro. Em outras palavras, as transações serão praticamente gratuitas.

 

 

8) Quais são as principais vantagens do pagamento instantâneo?

Sem dúvida, o pagamento instantâneo PIX traz muitos benefícios para os brasileiros, tanto pessoas físicas quanto empresários. Aqui você descobrirá algumas dessas vantagens significativas sobre outros métodos de pagamento interbancário:

 

Quais são as principais vantagens do pagamento instantâneo?

 

  • Velocidade de transações
  • Economize em taxas
  • Mais opções para o usuário
  • Alto nível de segurança
  • Fluxo de dados aprimorado
  • Integração com outros serviços

 

Então, nos diga o que você acha do PIX, o novo sistema de pagamento?

 

Código: MASN-02-SEP-20

Código: VITALESAZEV-02-SEP-2020

 

5 Comentários

  1. acormoc disse:

    Dados excelentes, amigos. Obrigado

  2. privadina1 disse:

    Wow eu amo isso

  3. mi_sa_sa disse:

    Prazer em saber de tudo isso

  4. _alondra disse:

    Que boa informação

  5. aladin_bh disse:

    Excelente artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *