IPVA 2022 CE: Consultar valor, Tabela de vencimento e como parcelar até 12x

0
(0)

Aprenda aqui tudo sobre o IPVA 2022 CE: consultar o valor a ser pago, a tabela de vencimento, parcelamento com RecargaPay e verificação de débitos. Além disso, veja também quem está isento, os endereços para atendimento presencial e também os canais de comunicação.

Como parcelar o IPVA 2022 CE pelo app RecargaPay?

O RecargaPay é um aplicativo de pagamentos que apresenta diversas funções, incluindo o parcelamento do IPVA 2022 CE. Vale lembrar que o aplicativo apresenta uma taxa de 2,99% para pagamentos superiores a R$300. Porém, para os clientes Prime, é possível aumentar para R$1500 o valor máximo para parcelar sem a taxa.

Abaixo está o passo a passo para realizar o parcelamento.

Passo 1: Download do aplicativo

O primeiro passo para realizar o parcelamento do IPVA 2022 CE será realizando o download do app. Basta entrar na loja virtual do sistema operacional utilizado (Android ou Apple), buscar pelo nome do app e então realizar a instalação.

Na tela inicial do aplicativo, o usuário deve buscar pela opção “Contas e Boletos”. É preciso clicar e então aguardar o aplicativo direcionar para a próxima etapa.

Nesta etapa, o usuário deverá direcionar a câmera do celular para realizar a leitura do código de barras. Feito isso, deve então definir a forma de pagamento que pode ser por boletocartão de crédito e PIX.

Agora basta confirmar os dados de pagamento, incluindo valor a ser pago e também se o número de parcelas estão de acordo com o esperado.

É bom lembrar que o RecargaPay apresenta um programa de Cashback que pode chegar até 5%, para usuários padrão e até 10% para aqueles que usam o RecargaPay Prime. É importante frisar também que se a escolha for parcelar pelo cartão de crédito, é necessário cadastrar um cartão no sistema.

Quem tem isenção no pagamento IPVA 2022 CE?

O estado do Ceará garante a isenção do IPVA 2022 CE, porém, somente para alguns casos. Nesse caso, é importante que o dono do veículo fique atento sobre esta informação, identificando se o seu caso entra na lista de isentos.

Para ajudar, abaixo estão as características dos veículos que entram na lista de isenção:

  • Pessoas com deficiência física, visual, mental severa ou profunda e autismo;
  • Proprietários de máquinas agrícolas;
  • Proprietários de táxi;
  • Empresas de ônibus de transporte urbano e metropolitano;
  • Proprietários de veículos com mais de 15 anos de fabricação.

Em alguns casos, como táxis, máquinas agrícolas, ônibus de transporte urbano ou quando possuir mais de 15 anos de fabricação, a isenção do imposto também acontece de forma automática. Nos demais, é preciso realizar a solicitação.

Como consultar o valor do IPVA 2022 CE?

Para realizar a consulta do IPVA 2022 CE é muito simples, basta entrar no site oficial do SEFAZ e seguir os passos que serão apresentados a seguir:

Passo 1: Entrar no site oficial do Sefaz

O primeiro passo será entrar no site oficial do SEFAZ. Na tela inicial aparecerá a opção “Clique Aqui”, então basta dar um clique para iniciar o processo.

No menu lateral, o usuário deve clicar na opção “Imposto” e então procurar pela opção “Emitir DAE IPVA”.

Por fim, deve-se inserir o “Chassi ou número da Placa” e clicar em pesquisar. Os valor a ser pago aparecerá na tela e então é preciso definir se o pagamento será feito em cota única.

Como consultar o IPVA em qualquer estado brasileiro

É comum encontrar questionamentos sobre como consultar o valor do IPVA em outros estados do Brasil, mas é importante ressaltar que cada estado possui uma tabela única. Dessa forma, tanto o valor do IPVA, como também as datas de pagamento e vencimento variam conforme sua localidade. 

Dessa forma, separamos um tutorial sobre a consulta de valores, datas de vencimento e isenção de pagamento sobre os principais estados brasileiros.

IPVA 2022 SP

Como o estado mais populoso de todo o Brasil, separamos um guia completo sobre o IPVA 2022 SP, que mostra todas as informações referentes ao pagamento e também a isenção do imposto.

IPVA 2022 MT

Além do estado de São Paulo, separamos também um tutorial exclusivo sobre o pagamento do IPVA 2022 MT. Dessa forma, você pode conferir todos os dados e se programar da melhor forma possível.

Como consultar débitos do IPVA 2022 CE?

Para realizar a consulta de débitos do IPVA 2022 CE, o usuário deverá entrar no site oficial do DETRAN CE, buscar por informações do veículo, inserir os dados e então todas as informações aparecerão para a conferência. Durante a emissão do IPVA 2022, seguindo os passos citados anteriormente, o sistema também apresenta caso tenha algum débito.

Qual é a Tabela de vencimentos do IPVA 2022 CE?

A tabela com as datas de vencimento do IPVA 2022 CE já foram divulgadas, assim como as alíquotas para cada tipo de veículo.

Veja:

ParcelaData do pagamento
Parcela única (desconto de 10%)até 31 de janeiro
1ª parcela10 de fevereiro
2ª parcela10 de março
3ª parcela11 de abril
4ª parcela10 de maio 
5° parcela10 de junho

ALÍQUOTAS

AUTOMÓVEIS, CAMINHONETE, CAMIONETAS E UTILITÁRIOS

Característica do veículoAlíquota
Até 100cv 2,50%
100cv até 180cv3,00%
Acima de 180cv3,50%

MOTOCICLETAS, MOTONETAS, CICLOMOTORES E TRICICLOS

Característica do veículoAlíquota
Até 125 cc (sem infração de trânsito)1%
Até 125 cc (com infração)2%
De 125 a 300 cc3%
Acima de 300 cc3,5%

Detran CE: Atendimento presencial e telefones 

Caso alguém tenha algum problema para acessar os serviços on-line, ainda é possível resolver de forma presencial, pois o Detran CE está presente em diversas cidades do estado. Além disso, também existem alguns telefones de contato que também servirão de ajuda.

Atendimento presencial:

R. Gustavo Sampaio, 1252 – Parquelândia, Fortaleza – CE

Av. Godofredo Maciel, 2900 – Maraponga, Fortaleza – CE

Rodovia CE 085, KM 399 – Tijuca, Camocim – CE

Av. Frei Cirilo, 4561 – Messejana, Fortaleza – CE

Av. John Sanford, 2595 – Cidade Dr. Jose Euclides Ferreira Gomes Junior, Sobral – CE

Telefones:

Telefone Fortaleza: (85) 3195 2300

Atendimento geral: 154

Conclusão

Agora ficou fácil realizar o parcelamento do IPVA 2022 CE. Além disso, particularmente, acredito que o uso do RecargaPay para parcelar o valor é uma ótima forma de controlar os gastos, principalmente, no mês de janeiro e fevereiro, onde as contas acabam aumentando. O usuário ficará com os documentos em dia e ainda terá a chance de aproveitar outros serviços, como o cashback.

Por mais que o atendimento presencial e por telefone seja uma ótima opção para resolver problemas e emitir o IPVA, o site disponibiliza todos os serviços sem a necessidade da pessoa sair de casa e ter a chance enfrentar filas. O ideal é que, se possível, todo o serviço seja solicitado de forma on-line.

Por fim, é preciso ficar atento às datas de pagamento do IPVA, pois o parcelamento só poderá ser feito até fevereiro e as parcelas apresentam datas fixas. Em relação ao parcelamento com o RecargaPay, é importante também ficar de olho na taxa de 2,99%, caso o valor mínimo seja ultrapassado.

Quão útil foi este post?

Clique em uma estrela para avaliá-la!

Classificação média 0 / 5. Contagem de votos: 0

Sem votos até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos como podemos melhorar este post?

5 comentários em “IPVA 2022 CE: Consultar valor, Tabela de vencimento e como parcelar até 12x”

Deixe um comentário