Como consultar o histórico de transações do PIX?

Vamos mostrar como é possível consultar o histórico de transações das transferências por PIX no aplicativo RecargaPay. Porém, se estiver utilizando outro aplicativo não há problemas, pois o tutorial aborda a interface comum entre os vários apps.

Como realizar a checagem do histórico de transações do PIX?

A fim de realizar a conferência das últimas transações do sistema PIX, é necessário que você já esteja utilizando o sistema e tenha feito a sua Chave PIX. Caso precise, o Banco Central, criador do PIX, possui uma plataforma que realiza a checagem de todas as suas chaves, o Registrato.

Dessa forma, faremos essa consulta a partir do aplicativo RecargaPay, que é uma plataforma completa para este sistema de transações. Veja como fazer a sua checagem:

  • 1. Acesse a função PIX do seu aplicativo

Acesse o seu app e entre na opção PIX, é comumente encontrado na página inicial. No RecargaPay é necessário que se clique em “ver mais” na aba PIX.

  • 2. Vá em extrato ou histórico

Após ver todas as opções da lista de funções do PIX, é bastante provável que exista uma função chamada “extrato”, também pode ser encontrada como “histórico de transações”. No aplicativo RecargaPay essa função é chamada “Extrato e devoluções”, próxima ao fim da lista.

  • 3. Acesse seu histórico

Assim que adentrar nessa função, aparecerão todos os seus últimos envios e recebimentos do PIX. Lá você poderá compartilhar o comprovante se quiser. Da mesma maneira, também é possível fazer a devolução do dinheiro caso tenha algum problema com o pagamento, pois não é possível fazer o cancelamento do PIX.

Conclusão:

Vimos como é simples fazer a consulta ao histórico de transações do PIX. Assim, você conseguirá fazer o estorno, se necessário, ou imprimir seu comprovante. A plataforma RecargaPay também oferece muitas funcionalidades para o sistema PIX.

Recomendamos que tenha muita cautela ao enviar valores pelo PIX. Confira todas as informações da pessoa para quem você está enviando quando for enviar dinheiro.