Os 4 principais golpes do PIX – Como se prevenir?

5
(1)

Na contemporaneidade, o PIX se tornou uma ferramenta muito prática na vida do brasileiro. Desde que lançou, no final de 2020, muitas pessoas mal intencionadas encontraram neste meio de transações um caminho para aplicar golpes. Neste artigo vamos mostrar quais são os 4 principais golpes do PIX e como se proteger deles.

Golpes antigos e novos do PIX

Em dezembro de 2020 até meados de 2021, muitas pessoas não sabiam como funcionava o sistema criado pelo Bacen. Desta maneira, muitos golpistas se aproveitaram para enganar aqueles que estavam dispostos a usar a plataforma PIX. Vamos mostrar quais eram os golpes iniciais e ao final, mostraremos os novos golpes na praça:

1) Golpe da Chave PIX

A primeira fraude que foi encontrada foi em relação à chave PIX do usuário. O criminoso utiliza da retórica para convencer a vítima que ele é um funcionário de uma instituição financeira. Assim, o cliente do banco aceita a ajuda para a criação de uma chave PIX e realização de teste para verificação do sistema. Neste momento, a vítima manda algum valor para uma chave do criminoso e o golpe finaliza.

2) Golpe do PIX bugado

Neste golpe, o criminoso convence as pessoas imprudentes que existe uma falha no sistema lançado pelo BC. No discurso, o PIX estaria duplicando o valor recebido através de um “bug”. As vítimas esperando receber o seu dinheiro duplicado enviariam o valor para o golpista.

3) Golpe do PIX agendado

Esse golpe ficou famoso no início de 2022, quando o PIX agendado foi lançado. Consistia em um print de falso agendamento enviado para o WhatsApp da vítima. Além disso, o criminoso convencia que o valor já havia saído de sua conta e estava esperando bater o horário. Após grande insistência, a vítima cedia o valor para a pessoa criminosa.

4) Robô do PIX, Power PIX etc.

Algumas plataformas foram lançadas utilizando a ideia de um depósito que valorizaria conforme o tempo. Porém, o esquema é muito similar a uma pirâmide financeira. Após algum tempo a plataforma fecha seu sistema de saques e se torna off-line. Dessa forma, as vítimas não conseguem retirar o dinheiro investido.

Como se prevenir de golpes do PIX?

Atualmente temos muitas plataformas de aferição de supostos golpes, principalmente na web e nas redes sociais. Quando algo aparecer, esteja pronto para pesquisar no Google ou perguntar a alguma pessoa de confiança. Também é muito improvável que um desconhecido escolha você para ganhar dinheiro usando brechas. Como diziam os mais velhos: “Quando a esmola é demais, o santo desconfia”.

Também é possível utilizar agendamentos para convencer o golpista que o PIX foi realizado. Desta forma bastar efetuar o cancelamento do PIX se confirmar o golpe.

Conclusão:

Neste artigo descobrimos quais são os 4 principais golpes do PIX e como podemos evita-los. Assim, quando algum discurso suspeito aparecer em seu mensageiro, esteja pronto para realizar uma denúncia.

Recomendamos quando encontrar um criminoso que faça sua denúncia para a plataforma que esteja usando e para as autoridades competentes. Além disso, veja o site do Banco Central para verificar todas as funcionalidades do sistema PIX.

Quão útil foi este post?

Clique em uma estrela para avaliá-la!

Classificação média 5 / 5. Contagem de votos: 1

Sem votos até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos como podemos melhorar este post?