Governo de Minas Gerais inaugura obra hídrica de R$ 264 milhões

Spread the love

Com a parceira do atual governador de Minas Gerais, Romeu Zema, e Carlos Eduardo Tavares de castro, diretor-presidente da Copasa, foi inaugurada na cidade de Montes Claros a nova forma de captação de água por meio do Rio São Francisco. O projeto foi iniciado pela Copasa no inicio de 2021 e ao todo, mais de 400 mil pessoas vão poder contar com água de qualidade

Com mais de R$ 260 milhões investidos, o objetivo do projeto é garantir, ao menos pelos próximos 30 anos, o abastecimento com água de qualidade para toda a região norte de Minas Gerais.

Para isso, o projeto busca captar as águas do Rio São Francisco, que fica localizado ao redor da cidade de Ibiaí, utilizando para isso uma estação dedicada ao tratamento de água. Para fazer a transposição, são necessários mais de 90 km de tubulações, trabalhando em conjunto com 4 estações de bombeamento, deixando a água já pronta para o consumo.

O Governador do Estado de Minas Gerais, Romeu Zema, junto com os seus secretários, declarou na inauguração da obra “Essa é mais uma meta alcançada pelo nosso governo, cumprindo sempre aquilo que já havia sido combinado. Hoje é uma data especial, porque o investimento não é sobre o valor da obra, mas sim, sobre a qualidade de vida que a população receberá pelos próximos 30 anos.”

Esse projeto serve como finalização do sistema Pacuí, que foi implementado em 2018. Além de concretizar o abastecimento da cidade de Montes Claro até 2052, o projeto busca abranger também os municípios de Coração de Jesus e Ibiaí.

Com o sucesso do projeto, ele pode ser considerado uma opção interessante para as demais cidades da localidade que sofrem com o problema do abastecimento durante os períodos de seca, já que as estações coletam e armazenam a água da chuva, que pode ser conservada para os períodos de seca.

Até mesmo o prefeito de Montes Claros, Humberto Souto, participou da inauguração por meio de uma conferencia virtual, e deixou claro para todos a importância dessa obra para toda a população.

“Não temos palavras para explicar o tamanho da nossa gratidão pelo Estado de Minas Gerais juntamente com a Copasa. Para nos, essa era uma obra considerada impossível, mas graças a vocês a população agora pode descansar com tranquilidade”. declarou o prefeito.

É importante ressaltar que não só os moradores se beneficiam desse projeto, até mesmo a atração de novas industrias, empresas e projetos são extremamente importantes para o desenvolvimento da cidade.