Comprovante de Pix falso – Como funciona esse golpe?

Para verificar se um comprovante de Pix é falso, é necessário se atentar a alguns detalhes, como:

  • Resquícios de edição
  • Data e hora do pagamento
  • Conferir se o valor já caiu na sua conta

O Pix mudou a forma como as pessoas lidam com dinheiro e já é o mais utilizado no momento. O problema é que bandidos também inovaram e agora utilizam novas formas de enganar as pessoas por meio de um novo golpe do Pix conhecido como comprovante de Pix falso. 

Nele o bandido envia um Pix agendado para a vítima e mostra o comprovante. Após receber o produto, o agendamento é cancelado e a vítima fica sem o produto e sem o pagamento.

Uma outra forma que este golpe é praticado acontece quando uma pessoa recebe um Pix agendado de um desconhecido. Logo em seguida uma outra pessoa entra em contato de forma desesperada, diz que enviou um Pix por engano e pede o estorno do dinheiro imediatamente. Após devolver o valor, a vítima verifica que o agendamento foi cancelado e descobre que caiu em um golpe.

Segundo pesquisa feita pela OLX, em parceria com a empresa AllowMe, somente no primeiro semestre de 2021 esse tipo de crime já havia contabilizado cerca de R$ 6 milhões de prejuízos para as vítimas.

Dessa forma, percebe-se que as pessoas precisam estar cada vez mais em alerta contra o comprovante de Pix falso e se precaver para não cair em ciladas como essas. 

PIX NO CELULAR – CUIDADO! NÃO FAÇA PIX ANTES DE DESABILITAR ISSO NO SEU CELULAR!

Dicas de proteção contra o comprovante falso do Pix

As dicas de segurança para se proteger do golpe do comprovante de Pix falso são:

  • Deixe as notificações do banco ativadas no celular para receber mensagens quando cair pagamento na sua conta
  • Sempre verifique se o dinheiro realmente caiu
  • Confira se o Pix foi feito na modalidade agendada
  • Veja se o comprovante de pagamento tem alguma edição
  • Não forneça informações pessoais para desconhecidos

Existem sites e vídeos na internet que ensinam a adulterar o comprovante do Pix. Muitos inclusive vendem Templates editáveis para que os bandidos incluam os dados da vítima, o que torna cada vez mais difícil identificar fraudes.

Todavia, uma tática é utilizada por todos golpistas e deixa claro quando estão praticando a ação, que é mexer com o subconsciente da vítima por meio do sendo de pressa e de nervosismo. Portanto, desconfie quando alguém diz que não tem tempo de esperar a confirmação de pagamento.

Verifique também se o comprovante tem falhas de edição, como cores contrastantes ou fontes de letras que se alteram. Veja também o ID de identificação, que deve ter 32 caracteres entre números e letras. Confira também se a data e a hora impressas no comprovante coincidem com a compra efetuada.

PIX FALSO COMO IDENTIFICAR (em 4 Dicas Bem Práticas)

Cuidado com o comprovante do Pix Agendado

Quando a pessoa recebe um Pix agendado, esse valor não é debitado da conta do golpista, que pode até mesmo cancelar o agendamento a qualquer momento. Quando a vítima se dá conta, vê que o valor nem entrou na sua conta e que acabou caindo em um golpe.

O golpista geralmente foge sem deixar rastros de ser identificado e raramente a vítima tem condições de reaver o valor. Para que isso não aconteça, preste atenção se o valor não está na modalidade de Pix agendado e fuja deste tipo de pagamento.

🚫GOLPE DO PIX AGENDADO | Como funciona? Como evitar?

Caí no golpe do comprovante falso do Pix, o que devo fazer?

Quem caiu neste golpe precisa registrar um Boletim de Ocorrência (BO) informando todos os dados da transação, como ID de transferência, e os dados do golpista que estiverem impressos, além da chave Pix utilizada. Por este motivo, é essencial levar o comprovante do Pix.

Após isto, a vítima deve informar o Banco Central e o banco envolvido por meio do SAC, para que consigam identificar o suspeito. Pode-se recorrer ao Mecanismo Especial de Devolução (MED), utilizado pelos bancos em casos de fraudes. Desta forma, o valor fica retido na conta do suspeito, que precisa comprovar que não praticou a fraude. Em caso afirmativo, o dinheiro é transferido para a vítima.

Além disso, pode-se procurar o Procon da sua cidade e o Poder Judiciário para ter direito a processos por danos morais.

Como funciona a segurança do Pix?

Apesar dos golpes envolvendo esta modalidade de pagamento, o Pix é seguro e conta com criptografia, transações rastreadas e autenticação digital. O Banco Central conta com meios para mantê-lo seguro e os bancos com o MED, que os dá liberdade de bloquear valores e de investigar possíveis fraudes.

Os golpes, porém, acontecem por descuido dos usuários que acabam sendo persuadidos pelos golpistas e não por falhas de segurança.

Banco Central reforça medidas de segurança do PIX

Conclusão

Por mais que o Pix seja seguro, ainda é necessário se atentar para as táticas utilizadas pelos golpistas, que usam de meios para simular transações falsas a fim de enganar os desavisados.

Com a modalidade de agendamento, bandidos simulam um pagamento e logo em seguida cancelam o pagamento, deixando as vítimas a verem navios. Por este motivo, o comprovante do Pix não é prova o bastante de depósito e pode até mesmo ser adulterado.

É essencial ficar atento para os meios de falsificação de comprovantes e desconfiar de pessoas quem têm urgência de fechar alguma venda e de ofertas muito atraentes. Nessas horas todo cuidado é pouco.