Como cancelar um PIX? É possível depois de feito?

5
(1)

Após realizado, o PIX não poderá ser facilmente estornado, contudo, é possível que algumas atitudes possam ser tomadas a fim de reaver o dinheiro de volta. O primeiro passo será ainda de forma extrajudicial, contatar o recebedor pode facilitar na resolução do problema, de forma que ele pode, de forma simples, devolver os valores recebidos por engano.

Além disso, é possível informar a instituição de onde os valores saíram e também aquela que recebeu os valores, requerendo que o estorno seja realizado. A instituição não será obrigada, a princípio, a realizar o estorno, mas se estiverem convencidas de que o erro de fato ocorreu, poderão fazê-lo.

Caso o recebedor se negue a realizar a devolução, a única saída seria ajuizar uma ação judicial onde deverá ser requerida ao recebedor a devolução dos valores transferidos por engano, sob o argumento de que, não o fazendo, o recebedor estaria incorrendo em crime previsto no artigo 169 do Código Penal Brasileiro, quando a pessoa se apropria de coisa alheia vindo ao seu poder por erro. 

É possível cancelar um PIX feito?

Na própria plataforma do RecargaPay, assim como em qualquer outra instituição, para a segurança dos usuários, não é possível cancelar um PIX após realizado. Isso porque, se houvesse essa possibilidade, seria fácil para um usuário mal intencionado realizar um pagamento, e, após receber o produto ou serviço contratado, cancelar o PIX. O que deixaria o justo recebedor em situação de prejuízo.

E um PIX agendado, posso cancelar?

Em se tratando do mero agendamento do PIX, esse sim pode ser cancelado, visto que os valores, antes da data agendada, ainda não estarão em poder do recebedor. Nesse caso, o pagador pode, no próprio RecargaPay, de forma simples, apenas acessar o comprovante do agendamento que realizou, no histórico de pagamentos, rolar a tela para baixo até encontrar a opção “Cancelar”, e, após tocar na opção, confirmar o cancelamento.

Como fazer agendamento e cancelar um PIX depois?

Para realizar um agendamento de PIX o usuário deverá proceder normalmente, como se fosse realizar um PIX normal (instantâneo), mas, antes de confirmar, deverá selecionar a data em que a efetiva transferência deverá ocorrer.

Lembrando que para agendar um PIX o usuário deverá ter uma chave PIX cadastrada na plataforma do RecargaPay e deve também ter saldo em sua conta, para que seja possível que o dinheiro seja transferido.

Para cancelar o agendamento basta seguir o passo a passo a seguir:

Passo 1. Baixar o app do RecargaPay

Para baixar o aplicativo do RecargaPay basta acessar sua Loja de Aplicativos, em seu celular, ou clicar na imagem abaixo e realizar o download.

No seu primeiro acesso ao aplicativo você precisará realizar seu cadastro, que pode ser feito de forma bastante simplificada, podendo utilizar seu E-mail, sua Conta Google ou até mesmo sua conta no Facebook. Em seguida, basta fazer login.

Na parte de baixo da tela você pode encontrar o botão do Histórico, tocando nele você terá acesso a todas as suas transações.

Após acessar o histórico de pagamentos você terá que encontrar o agendamento que deseja cancelar e tocar sobre ele, em seguida verá o comprovante de agendamento.

Para cancelar o agendamento basta rolar a tela para baixo até encontrar a opção “Cancelar”, depois de tocar nessa opção, basta confirmar o cancelamento e a transação será desconsiderada.

Fiz um PIX para a conta errada. Como proceder?

Ao perceber que realizou um PIX para uma conta errada o usuário deverá procurar o contato do recebedor para solicitar-lhe a devolução dos valores. Se o recebedor for já uma pessoa conhecida pelo pagador, tudo se torna mais simples. Mas se o recebedor for um desconhecido, o pagador deverá, pelo nome que aparece no comprovante de pagamento procurar o contato do recebedor.

Se, ao entrar em contato com o recebedor, ele se negar a fazer a devolução, o usuário deverá seguir os seguintes passos, respectivamente:

  • Registrar um boletim de ocorrência pelo crime de apropriação de coisa havida por erro;
  • Procurar um advogado de confiança para ingressar com uma ação judicial

O Banco Central do Brasil aprovou a Resolução 103 de 8 de junho de 2021, que entrou em vigor em novembro daquele mesmo ano, contudo, se limitou a tratar de eventuais suspeitas de fraude no uso do PIX, não contemplando, a princípio, as necessárias devoluções baseadas em erro por parte do pagador.

Como funciona a nova modalidade PIX parcelado?

O RecargaPay foi um dos primeiros a possibilitar aos seus usuários a realização de PIX parcelado através do Cartão de Crédito.

Para realizar um pagamento via PIX e parcelar com o Cartão de Crédito o usuário deverá selecionar a opção “Enviar PIX”, logo na tela inicial do aplicativo, informar a chave e o valor que deverá ser enviado, selecionar o cartão de crédito que será usado e a quantidade de parcelas em que deseja pagar.

A modalidade de PIX parcelado está disponível para todas as bandeiras de Cartão de Crédito e pode ser utilizada por todos os usuários da plataforma, bastando que a pessoa tenha um cadastro e um Cartão de Crédito ativo.

Gilmar Hansen, SVP de Produto da RecargaPay declarou que: “Caso o cliente precise realizar um pagamento com PIX agora, mas não possui saldo disponível na carteira, pode utilizar o seu cartão de crédito ou solicitar um empréstimo e pagar depois dentro de um mesmo fluxo de compra. As funções são de fácil utilização e imediata, como o PIX, então ele não perde o tempo que perderia em outros lugares para fazer as mesmas transações.”.

Como cancelar um PIX em processamento?

Inicialmente é importante frisar que quando a mensagem “PIX em processamento” ou “PIX em análise” ultrapassa o período máximo de 10 segundos, alguns problemas podem ter ocorrido, visto que o PIX foi projetado para a realização de pagamentos que são considerados praticamente instantâneos.

As causas mais comuns para um PIX permanecer em processamento por tempo maior que 10 segundos são:

  • Desconexão ou falha na internet;
  • Problemas no celular do usuário;
  • Falha técnica da instituição financeira; e
  • Falha no sistema do Banco Central.

Se o problema estiver no Banco Central do Brasil, provavelmente outros usuários do PIX enfrentarão a mesma dificuldade; já se o problema for na instituição financeira, espera-se que outros usuários da mesma instituição também terão dificuldades, enquanto se o problema for na internet ou no celular do usuário, recomenda-se que outra rede e/ou outro aparelho sejam utilizados.

Caso o processamento demore e o usuário resolva não mais realizar o envio dos valores, ele deverá entrar em contato com a instituição financeira e requerer o cancelamento, que, caso ainda não tenha havido a transferência, poderá ser realizado. Contudo, se o PIX já tiver sido concluído, não poderá mais ser desfeito.

Conclusões:

A utilização do PIX pelo RecargaPay é de grande utilidade, principalmente pela possibilidade do usuário parcelar seus pagamentos em até 12x, além de ter acesso a diversos benefícios e funcionalidades disponíveis no aplicativo, podendo receber até 10% de Cashback, inclusive.

Minha recomendação é que se utilize o RecargaPay para a realização de PIX, mas que o usuário esteja sempre atento na hora de informar o valor e os dados da conta de destino, para evitar erros e dificuldades que poderão advir de eventual necessidade de reembolso.

Um aviso importante para que você obtenha os melhores benefícios é sempre ficar de olho nas novidades do App do RecargaPay, que está sempre inovando em soluções. Outro ponto importante de lembrar é que com o Prime+ você sempre tem benefícios ainda melhores que com o acesso gratuito ao RecargaPay.

Quão útil foi este post?

Clique em uma estrela para avaliá-la!

Classificação média 5 / 5. Contagem de votos: 1

Sem votos até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos como podemos melhorar este post?

5 comentários em “Como cancelar um PIX? É possível depois de feito?”

  1. Poxa!! Muito bom esse negócio de parcelar o pix no cartão.. consigo o desconto do pagamento à vista e pago parcelado mesmo assim.. muito bom mesmo. valeu

    Responder

Deixe um comentário