Como apagar o extrato do Pix? É realmente possível excluir?

Antes de saber como apagar o extrato do Pix, é necessário saber que:

  • Não é possível
  • Por questões de segurança
  • Tudo fica registrado

Após o envio de um Pix, o extrato do Pix é gerado para documentar a transação realizada. Basicamente, esse é um documento com dados importantes como nome de quem enviou, de quem recebeu, valor, data e hora, além da chave de segurança. 

Por isso, não é possível apagar o extrato Pix, que o Banco Central não permite. Sim, isso vale para quem envia e quem recebe. Mas ainda, sim, é possível apagar o comprovante do Pix caso seja de um envio agendado

Por que não posso apagar o extrato do Pix? 

Por que não posso apagar o extrato do Pix?

Se você sabe como enviar um Pix, entende que o extrato é gerado automaticamente. Isso para a sua segurança e do destinatário. Para explicar porque ele não pode ser apagado, separamos alguns motivos que são:

Por questões de segurança 

Devido à segurança do Pix não é possível apagar o registro de transações. Inclusive é uma forma de lidar com golpes do comprovante de Pix falso. Afinal, quem recebeu deve analisar o extrato e verificar se algum valor caiu, se não, o comprovante é de agendamento ou falso.

Transparência nos pagamentos 

O BC visa sempre a transparência das transações via Pix e o fato de não ser possível apagar o extrato Pix somente reforçando. Assim, seja qual for o app de pagamento, todo o extrato se mantém intacto como uma regra de transparência para os usuários. 

Pelas leis e regulamentações

O BC obriga todos os bancos e instituições financeiras que oferecem o Pix a manter o registro de todas essas informações relacionadas às transações. Por isso, nenhum app pode permitir a exclusão do comprovante de pagamento

Em matéria ao site da GZH, empresários relataram casos de golpes com comprovante do Pix. Um deles destacou:

“Nós só fomos perceber no outro dia, quando fui fazer a conferência junto ao banco sobre os (pagamentos via) Pix, feitos no dia anterior. Essas mesmas pessoas tentaram aplicar o golpe uma terceira vez, mas agora só entregamos com a checagem da entrada do valor na conta ou então apenas Pix presencial. “

O Pix anônimo aparece no extrato? 

O Pix anônimo aparece no extrato?

Sim, aparece assim como as demais opções e formas de pagamento. Afinal, o Pix anônimo nada mais é do que um Pix feito com chave Pix aleatória. Por isso é conhecido por ser anônimo, por não revelar dados como o CPF, celular ou e-mail. 

Como apagar o extrato do Pix Agendado?

Como apagar o extrato do Pix Agendado?

Ao agendar um Pix, um comprovante parcial é gerado e ele pode sumir caso o Pix Agendado seja cancelado ou não tenha dinheiro na conta no dia solicitado para envio. Somente caso o valor seja enviado o comprovante real é gerado. 

Para apagar um extrato Pix agendado siga os seguintes passos:

  • Entre no aplicativo
  • Clique em ‘Histórico’ no menu inferior
  • Encontre o agendamento do Pix
  • Clique no envio
  • Toque em ‘Cancelar agendamento’ e confirme

Quais as informações que aparecem no extrato do Pix? 

Quais as informações que aparecem no extrato do Pix?

O comprovante do Pix é um documento, e por isso conta com diversas informações para registrar a transação. Dentre elas podemos destacar:

  • ID da transação
  • Dados de quem enviou
  • Informações de quem recebeu
  • Banco de destino
  • Valor da transação
  • Data e hora em que o envio foi realizado

Onde encontrar o extrato do Pix? 

Onde encontrar o extrato do Pix?

O extrato do Pix contém todas as informações de valores recebidos enviados. Além disso, o BC determina que não seja possível que o usuário apague esses registros. Vale destacar que existe um espaço específico para encontrar o comprovante do Pix. 

Saiba como encontrar no RecargaPay o seu comprovante Pix:

  • Toque em ‘Histórico’ no menu inferior
  • Encontre a transação desejada 
  • Clique na transferência
  • Selecione a opção ‘Ver comprovante’
COMO GERAR EXTRATO PELO RECARGAPAY

Por quanto tempo o Pix aparece no extrato? 

Por quanto tempo o Pix aparece no extrato?

Não há um limite para consulta do extrato bancário. Por isso, ele pode ser consultado a qualquer momento. Alguns bancos permitem a consulta personalizada de meses de 3, 6 e 1 ano, apresentando data de pagamento, valores e tudo mais. 

Se eu cancelar um Pix ele aparece no extrato?

Se eu cancelar um Pix ele aparece no extrato?

A partir do momento em que o valor é enviado, não é possível cancelar um Pix. Mas, em casos de golpes e fraudes, o BC disponibiliza o Mecanismos Especial de Devolução que permite estornar um Pix. Assim, nesses casos o valor do Pix cancelado aparece no extrato.

NOVIDADE: COMO CANCELAR PIX em caso de Fraude ou Golpe e receber seu DINHEIRO DE VOLTA! Entenda #PIX

Conclusão

Ao decorrer do conteúdo destacando que não é possível apagar um comprovante Pix do extrato de sua conta. Isso acontece, pois o Banco Central documenta todas as transações como uma forma de garantir a segurança e transparência. 

Falamos também sobre o comprovante do Pix Agendado, que inclusive é a única opção que pode ser apagada. No entanto, só é possível apagar o comprovante do Pix caso ele ainda não tenha sido enviado. Assim, logo após o cancelamento ele sai do extrato. 

Por fim, vale lembrar que o mesmo funciona para quem recebe o valor, não sendo possível apagar o comprovante. Por isso, não se preocupe que sempre que necessário você pode consultar o extrato para verificar se o valor caiu ou não em sua conta.

Todos podem apagar o extrato Pix?

Qual o app de pagamento que permite apagar o comprovante Pix?

Posso consultar o comprovante Pix em quanto tempo?

Pix agendado pode ser apagado?

O BC proíbe apagar comprovante Pix?

05-NIC-FEV03