Como cadastrar Chave PIX? O que é e como funciona

Spread the love

Para cadastrar Chave PIX você deve acessar o aplicativo do RecargaPay e procurar a opção Gerenciar Chaves. Na tela que surgir você deve escolher como prefere que seja sua chave.

Você pode cadastrar uma Chave PIX com seu CPF, E-mail ou pode usar uma Chave Aleatória, sendo a melhor delas o E-mail. Importante frisar que não é possível cadastrar a mesma Chave PIX em duas contas diferentes. Porém cada usuário, sendo pessoa física, pode possuir até 5 Chaves PIX diferentes, e, sendo pessoa jurídica, pode cadastrar até 20 Chaves PIX.

A Chave PIX é uma espécie de apelido que identifica as contas e carteiras digitais. Elas identificam os dados do usuário, substituindo a necessidade de informar todas as informações bancárias. Assim podendo receber valores informando ao pagador apenas sua Chave PIX.

Como cadastrar Chave PIX com RecargaPay?

Para cadastrar uma Chave PIX com o RecargaPay é necessário acessar o aplicativo. Acesse a opção Gerenciar Chaves, que se encontra localizado na tela inicial, no quadro identificado com o símbolo e a palavra PIX. Ou, por outro caminho, pode também clicar no Ver mais, logo ao lado da palavra PIX, onde acessará a tela “Cadastrar minhas chaves”.

Passo 1. Baixar o aplicativo do RecargaPay

Baixar o aplicativo é muito simples, basta acessar sua Loja de Aplicativos, em seu celular, ou clicar na imagem abaixo e realizar o download.

baixar app para cadastrar chave pix

No seu primeiro acesso ao aplicativo você precisará realizar seu cadastro, que pode ser feito de forma bastante simplificada, podendo utilizar seu E-mail, sua Conta Google ou até mesmo sua conta no Facebook. Em seguida, basta fazer login.

Para cadastrar uma Chave PIX no Aplicativo do RecargaPay basta tocar, na tela inicial, na opção PIX e em seguida tocar em Cadastrar minhas chaves, ou pode ir diretamente também clicando em Gerenciar Chaves. Neste momento você vai precisar decidir qual será a informação que será utilizada como Chave PIX, podendo escolher entre Chave Aleatória, E-mail, CPF ou CNPJ.

A Chave PIX será criada instantaneamente e você já poderá informá-la para que um pagador te envie dinheiro.

Não são apenas as chaves Pix que permitem ao usuário enviar e receber pagamentos. Existem outras maneiras que você pode verificar no artigo 5 maneiras fáceis que você deve saber para pagar pelo PIX.

Saiba mais sobre as Chaves PIX

Caso ainda necessite de informações sobre como cadastrar a sua chave PIX e qual é a melhor. Saiba que o nosso site parceiro revelou informações muito interessantes sobre como cadastrar uma chave PIX.

Como fazer um Pix por Cartão de Crédito no RecargaPay?

Muitos aplicativos bancários permitem que você faça Pix, porém poucos deles deixam você utilizar o cartão de crédito como alternativa ao saldo em conta. Assim, descobrimos o RecargaPay, um aplicativo rápido e seguro que permite que se faça Pix com cartão de crédito.

O que é e como funciona a Chave PIX?

como funciona chave pix

As Chaves PIX são como apelidos para a sua conta, que as identificam e substituem os demais dados que compõem a conta, como o número da agência, número da conta, operação da conta, dados pessoais do usuário etc. Fazer uma chave Pix pelo RecargaPay é muito simples, como mostramos anteriormente.

Informando apenas a Chave PIX já é plenamente possível que uma pessoa te envie dinheiro diretamente no aplicativo pelo Pix, mesmo que a pessoa não tenha qualquer outra informação.

Qual a melhor chave para o PIX?

Melhor chave Pix

A amplitude de possibilidades de se criar uma Chave PIX a partir de diversificadas informações, como E-mail, CPF e Chave Aleatória é, sem dúvidas, um grande benefício, contudo, para que haja um ar de profissionalismo e para que o recebedor seja identificado de forma clara e sem que hajam dúvidas por parte do pagador, é interessante que o mesmo utilize um e-mail, com palavras que identifiquem o recebedor.

Usando a Chave PIX com um E-mail personalizado com o nome da empresa recebedora ou da pessoa, o pagador dificilmente terá dúvidas e sentirá mais segurança ao efetuar o pagamento. Além disso, a sua chave pode virar um QR Code PIX, impossibilitando o reconhecimento a primeira vista.

“É importante frisar que todas as chaves são igualmente seguras, mas para o pagador, é interessante que tenha ciência de que está transferindo para a chave correta do recebedor correto.” Desta forma, quem está enviando pode evitar fraudes e golpes no Pix, recomenda o especialista em Tecnologia e Segurança Digital Arthur Igreja.

5 Melhores aplicativos para fazer PIX com cartão de crédito.

Agora que você já possui sua chave PIX registrada, você sabia que é possível realizar os seus pagamento utilizando somente o seu cartão de crédito? O procedimento é simples e leva poucos instantes, por isso, separamos uma lista com os 5 principais aplicativos para fazer PIX com cartão de crédito.

  • RecargaPay
  • Ame Digital
  • PicPay
  • 99 Pay
  • Digio

Pix bate 58,5 milhões de transações ao mesmo tempo

Recorde transações Pix ao mesmo tempo

O Banco Central anunciou que o sistema de transferências digitais Pix atingiu mais de 58,5 milhões de transações realizadas ao mesmo tempo. O recorde anterior registrava 54,6 milhões de transações em tempo real. Além disso, dezembro de 2021 foi o mês com maior número de transações mensais, batendo 1.4 bilhões de transações.

O Diretor do Banco Central, Roberto Campos Neto, se mostrou muito animado com este número apresentado pela equipe de tecnologia da instituição. “O Brasileiro se adaptou muito bem à nova forma de movimentar valores. Isso mostra que as nossas pesquisas de mercado e as sucessivas versões de teste da plataforma Pix valeram a pena.”

Posso cadastrar a mesma chave PIX em bancos diferentes?

posso ter a mesma chave pix em bancos diferentes?

Não é possível cadastrar a mesma Chave PIX em bancos diferentes, isso porque a Chave PIX é a identificação específica de uma conta específica, ou seja, será uma espécie de código que definirá que o dinheiro cairá em uma determinada conta.

Se o recebedor cadastrar seu CPF para que seja a Chave PIX em uma instituição, ele não poderá cadastrar o mesmo documento em outra, ou não seria possível que o dinheiro caísse na conta certa.

Por isso, é importante que se defina qual conta identificar com cada uma das opções de Chave PIX, de forma que uma seja o CPF, outra o E-mail e, eventualmente, outra com uma Chave Aleatória, ou até mesmo outro e-mail em nome do mesmo usuário.

Quando o usuário tenta cadastrar uma Chave PIX com uma informação que já está sendo usada em outra instituição, pode ser realizada a portabilidade, onde o aplicativo substituirá a informação, que passará a ser referente à nova Chave PIX, e deixará de ser vinculada à instituição em que anteriormente fora cadastrada.

Quantas Chaves PIX posso ter?

Quantas chaves pix posso fazer? ter

Atualmente é possível que pessoas físicas possuam até 5 Chaves PIX ao mesmo tempo, enquanto empresas podem possuir até 20 Chaves PIX.

Importante ressaltar que essa quantidade de Chaves PIX pode ser utilizada para identificar uma única conta, em um único banco, ou até 5 contas, em até 5 bancos diferentes.

Posso fazer o cancelamento do PIX?

Atualmente, algumas pessoas incautas acabam realizando o PIX de maneira errada e enviando indevidamente. Se estiver precisando de ajuda para realizar um cancelamento do PIX, nosso site tem um conteúdo especial para isso.

Extra: Apps que permitem Pix por cartão de crédito (até 12x)

Existem no mercado brasileiro outros apps que permitem que você faça sua transação digital Pix com o Cartão de Crédito. Com eles sua vida sairá do sufoco do saldo em conta. Saiba quais são eles:

  • 1) RecargaPay
  • 2) Digio
  • 3) Ame

Para conhecer esses apps e descobrir todos os detalhes e taxas envolvendo essa transação recomendamos que leia o artigo 3 melhores aplicativos para fazer PIX com cartão de crédito.

Conclusões:

As Chaves PIX, na minha opinião, são muito úteis para facilitar a vida do usuário, que pode informar ao pagador apenas uma única informação, que, muitas vezes, o pagador pode já até ter essa informação, como um e-mail ou até mesmo o CPF do recebedor. São fáceis de serem criadas e gerenciadas e trazem praticidade ao dia a dia das pessoas.

Apesar de todas as possibilidades de identificação das Chaves PIX serem bastante úteis, recomendo que se utilize para identificar a chave um E-mail, onde haja o nome do recebedor de forma clara, para que o pagador não tenha dúvidas de que está transferindo para a pessoa certa, na conta certa.

Um aviso importante para a utilização das Chaves PIX é que, quando se opta pela Chave Aleatória, o código que será gerado terá diversos caracteres diferentes, numa sequência longa, por isso, é importante que se preste muita atenção ao enviar esse dado. Além disso, é importante que o pagador, ao inserir a chave, antes de finalizar a transação, confira os dados do recebedor na tela do aplicativo.

4 comentários em “Como cadastrar Chave PIX? O que é e como funciona”

  1. Não uso mais dinheiro desde que fiz meu PIX. Tudo agora é PIX. Obrigada por ajudar as pessoas a entender essa tecnologia.

    Responder
  2. Artigo muito elucidativo. Tenho gostado muito do Pix, facilitou muito o envio de dinheiro, principalmente a noite ou em finais de semana ou feriados. O problema que eu vejo na Chave Aleatória é a quantidade de caracteres do código. Fica muito difícil de decorar. Por isso eu uso um e-mail que criei especialmente para receber PIX, facilita muito na hora de lembrar e organizar meus recebimentos.

    Responder

Deixe um comentário