5 passos para cadastrar Chave Pix sem errar e com segurança

Para cadastrar Chave Pix não demora muito tempo. Para fazer o processo em menos de 5 minutos, tudo que você vai precisar é de:

  • Um app de pagamentos: você precisará baixar um aplicativo de pagamentos que faça Pix. Qualquer um pode ser usado, mas neste tutorial, vamos usar o RecargaPay como exemplo.
  • Um identificador para ser sua chave: é necessária alguma informação que possa ser usada para identificar você no sistema do Banco Central. Pode ser: e-mail, CPF/CNPJ, telefone ou uma chave aleatória gerada pelo app.

Com todos os requisitos reunidos, você poderá iniciar o tutorial para cadastrar Chave Pix e começar a fazer e receber transferências 24 horas por dia, sem custo, de qualquer banco, inclusive com cartão de crédito. Veja os passos para registrar a sua chave:

  1. Baixe o aplicativo

    Para cadastrar uma chave Pix, é necessário ter um aplicativo de pagamentos. O RecargaPay foi o escolhido para nosso tutorial, mas qualquer um compatível com o sistema do Banco Central pode ser usado. Todos têm o mesmo caminho para o cadastro de chaves, uma exigência do BC.

    Basta tocar na imagem abaixo para fazer o download.


  2. Toque em “Ver mais”

    No RecargaPay, toque na opção “Ver Mais” na área Pix para abrir mais serviços relacionados ao Pix.

  3. Clique em “Minhas Chaves”

    Escolha a opção “Minhas Chaves” na parte debaixo da tela para ver todas as chaves já cadastradas no app e adicionar novas.

  4. Toque em “Adicionar nova chave”

    Clique no link “Adicionar nova chave” para criar seu primeiro identificador no aplicativo.

  5. Escolha o tipo de chave

    Escolha se você vai querer usar uma chave de CPF/CNPJ, telefone, e-mail ou uma chave aleatória gerada pelo aplicativo. Não existe uma melhor Chave Pix, mas sim aquela mais indicada para cada situação. Temos um artigo explica como você pode escolher a Chave Pix mais adequada para você.

  6. Insira os dados e confirme o cadastro

    Por fim, insira os dados da chave cadastrada e confirme o processo.

Com a chave Pix cadastrada, você pode enviar e receber tanto pagamentos tradicionais quanto também o Pix Parcelado. Se você ainda ficou com dúvidas, o vídeo abaixo vai mostrar na prática como cadastrar chaves Pix no RecargaPay:

Posso cadastrar Chave Pix em bancos diferentes?

Posso cadastrar Chave Pix em bancos diferentes?

Não é possível cadastrar Chave PIX igual em bancos diferentes, isso porque a Chave PIX é a identificação específica de uma conta específica, ou seja, será uma espécie de código que definirá que o dinheiro cairá em uma determinada conta.

Se o recebedor cadastrar seu CPF para que seja a Chave PIX em uma instituição, ele não poderá cadastrar o mesmo documento em outra, ou não seria possível que o dinheiro caísse na conta certa.

Por isso, é importante que se defina qual conta identificar com cada uma das opções de Chave PIX, de forma que uma seja o CPF, outra o E-mail e, eventualmente, outra com uma Chave Aleatória, ou até mesmo outro e-mail em nome do mesmo usuário.

Quando o usuário tenta cadastrar Chave PIX com uma informação que já está sendo usada em outra instituição, pode ser realizada a portabilidade, onde o aplicativo substituirá a informação, que passará a ser referente à nova Chave PIX, e deixará de ser vinculada à instituição em que anteriormente fora cadastrada.

O vídeo a seguir explica essa proibição ao cadastrar Chave Pix de maneira mais detalhada:

Portanto, o recomendado é cadastrar Chave Pix diferentes em cada conta de banco ou aplicativo de pagamento que você tiver. Assim, é possível informar cada chave de acordo com o tipo de pagamento que você for receber ou da pessoa que fará a transferência.

Para o seu banco principal, aquele que você recebe o salário ou usa com mais frequência, que tem investimentos, vale a pena usar a chave de CPF. Já para um banco ou aplicativo que usa com menos frequência ou só para fazer pagamentos, as outras chaves já são o suficiente.

Depois de cadastrar as suas Chaves do Pix, vale ler o site PagamentoContas, que tem uma série de artigos que vão explicar como usar o Pix da melhor maneira possível.

Quantas Chaves PIX posso ter?

Atualmente é possível que pessoas físicas possuam até 5 Chaves PIX ao mesmo tempo em uma única conta de banco ou aplicativo, enquanto empresas podem possuir até 20 Chaves PIX. Não é necessárias tantas chaves porque o Pix é um sistema que engloba todos os bancos. Portanto, uma única chave já é o suficiente para mandar dinheiro para qualquer pessoa, de qualquer banco.

Importante ressaltar que essa quantidade de Chaves PIX pode ser utilizada para identificar uma única conta em um único banco ou até 5 contas em até 5 bancos diferentes. Caso você faça um Pix errado, por exemplo, dá para identificar quem recebeu e em qual conta simplesmente pela chave Pix.

Na prática, se você tiver 6 contas em bancos ou aplicativos diferentes, não poderá cadastrar Chave Pix 30 vezes (5 chaves por cada conta), mas sim apenas 5 chaves mesmo. Afinal, já temos mais chaves registradas do que pessoas, haveria uma sobrecarga no sistema se não houvesse um limite de chaves.

Além disso, é importante ter em mente que você pode ter várias combinações entre as Chaves Pix. Por exemplo, pode ter uma Chave Pix de CPF, duas de telefone (desde números diferentes), uma de e-mail e uma aleatória.

Também pode ter uma Chave de CPF, 3 de e-mail (desde que diferentes) e uma de telefone. Basta que você não repita nenhum identificador para cadastrar Chave Pix.

Quais as diferenças entre os tipos de Chave Pix?

Quais as diferenças entre os tipos de Chave Pix?

Os diferentes tipos de Chaves Pix se diferenciam pela quantidade de dados que disponibilizam sobre o usuário, além da dificuldade para cadastrar ou usá-las no dia a dia. Isso significa que cada identificador expõe mais ou menos dados sobre o seu dono, além de ter ou não restrições de uso ou dificuldades.

No entanto, em termos de formas de pagamento, todas as chaves Pix são iguais e permitem pagamentos por qualquer via.

Em termos de exposição de dados, os tipos de Chaves Pix se diferenciam da seguinte forma:

  • CPF/CNPJ: é a chave que mais expõe informações, pois divulga o CPF/CNPJ do usuário, além do nome completo. Com esses dados, é possível encontrar muita coisa online, inclusive endereço, contato e faixa de renda.
  • E-mail: é a segunda chave que mais expõe informações. Pelo e-mail e nome completo, é possível descobrir o perfil da pessoa em redes sociais e outros sites de cadastro.
  • Telefone: expõe o contato telefônico do usuário. Isso permite que quem fizer a transferência possa ligar para a pessoa a qualquer momento.
  • Chave aleatória: só expõe o nome completo da pessoa e alguns dígitos do CPF para confirmar o pagamento. Não dá para descobrir muita coisa com isso, se tornando um Pix anônimo, sendo assim, a mais segura.

Já em termos de facilidade de uso ou de cadastro, os tipos de Chave Pix se classificam desta forma:

  • CPF/CNPJ: é a chave mais segura. Somente o dono do CPF/CNPJ pode cadastrá-la em sua conta no banco ou app. Também existem pouca chance de fazer Pix errado, pois os números de CPF são bem diferentes entre as pessoas. É incomum duas pessoas com um CPF com somente um dígito de diferença.
  • E-mail: não é muito seguro. Qualquer pessoa com acesso ao e-mail pode cadastrá-lo em qualquer aplicativo. Além disso, é mais fácil errar um dígito do e-mail e mandar um Pix para a pessoa errada.
  • Telefone: também não é muito seguro. É possível perder o número de telefone e, assim, perder a Chave Pix. Também existem muitos golpes para tentar “roubar” essa chave.
  • Chave aleatória: é muito segura. Cada chave aleatória é completamente única e randômica. No entanto, é muito difícil digitar todos os caracteres sem errar. Por isso, só deve ser utilizada via mensagens digitais, quando é possível copiar e colar.

As Chaves PIX são como apelidos para a sua conta, que as identificam e substituem os demais dados que compõem a conta, como o número da agência, número da conta, operação da conta, dados pessoais do usuário etc. Fazer uma chave Pix pelo RecargaPay é muito simples, como mostramos anteriormente.

Informando apenas a Chave PIX já é plenamente possível que uma pessoa te envie dinheiro diretamente no aplicativo pelo Pix, mesmo que a pessoa não tenha qualquer outra informação. Essa é uma das grandes vantagens desse sistema.

A amplitude de possibilidades de se criar uma Chave PIX a partir de diversificadas informações, como E-mail, CPF e Chave Aleatória é, sem dúvidas, um grande benefício. Assim, é possível criar um identificador entre os bancos que usam Pix preciso o suficiente para assinalar a conta certa para receber a transferência, ao mesmo tempo em que dá ao usuário a possibilidade de customizar suas chaves.

Por exemplo, é possível usar a chave de CPF para receber o salário, enquanto a chave de telefone para os amigos mais próximos e familiares. Não é mais necessário entregar os mesmos dados para todas as pessoas.

Como o Pix é um grande sucesso, com mais de 73 milhões de transações em um único dia, é necessário ter um recurso que controle o uso de chaves para que o sistema não seja um caos.

Usando a Chave PIX com um E-mail personalizado com o nome da empresa recebedora ou da pessoa, o pagador dificilmente terá dúvidas e sentirá mais segurança ao efetuar o pagamento. Além disso, a sua chave pode virar um QR Code PIX, impossibilitando o reconhecimento a primeira vista.

O vídeo a seguir apresenta mais informações sobre qual o melhor tipo de Chave Pix para escolher:

Conclusões:

As Chaves PIX, na minha opinião, são muito úteis para facilitar a vida do usuário, que pode informar ao pagador apenas uma única informação, que, muitas vezes, ele já pode até ter essa informação, como um e-mail ou até mesmo o CPF do recebedor. São fáceis de serem criadas e gerenciadas e trazem praticidade ao dia a dia das pessoas.

Apesar de todas as possibilidades de identificação das Chaves PIX serem bastante úteis, recomendo que o leitor tenha pelo menos uma Chave Aleatória para receber dinheiro de quem não se conhece. Além disso, é bom ter uma chave de e-mail, onde haja o nome do recebedor de forma clara, para que o pagador não tenha dúvidas de que está transferindo para a pessoa certa, na conta certa.

Um aviso importante para a utilização das Chaves PIX é que, quando se opta pela Chave Aleatória, o código que será gerado terá diversos caracteres diferentes, numa sequência longa, por isso, é importante que se preste muita atenção ao enviar esse dado. Além disso, é importante que o pagador, ao inserir a chave, antes de finalizar a transação, confira os dados do recebedor na tela do aplicativo.

Deixe um comentário