As 4 melhores formas para cancelar um Pix

Atualmente, as 4 melhores formas para cancelar um Pix são:

Dessa forma, vamos explicar melhor sobre todas essas alternativas e mostrar como realizar o procedimento em cada uma delas.

1) Cancelar um Pix pelo Mecanismo Especial de Devolução (MED)

Atualmente, você pode cancelar o Pix utilizando o MED em três casos diferentes, sendo eles golpes do Pix, roubos e problemas técnicos. Para isso, é necessário contar com algumas informações sobre o caso, como informar a data, hora, valor e circunstâncias da transferência.

Com todas essas informações em mãos, você deverá

  • Entrar em contato com o banco responsável pelo seu pagamento
  • Solicitar o MED
  • Informar os dados necessários
  • Aguardar a analise da sua solicitação

Após a solicitação de cancelamento do Pix, é iniciada uma análise do caso e a instituição financeira precisa te dar um retorno em até 7 dias com a conclusão da mesma.

Além disso, fica sob a responsabilidade do banco, entrar em contato com o recebedor e solicitar a devolução do mesmo que, quando negado, pode ser processado criminalmente pelo ato.

2) Cancelar um Pix entrando em contato com o recebedor

Se na hora de inserir a Chave Pix você acabou cometendo um erro e enviando o pagamento para outra pessoas, não se preocupe, ainda é possível receber o estorno do Pix.

Caso você saiba quem foi o recebedor, é só realizar a ligação e informar o ocorrido. Se não souber, você pode conferir o seu comprovante e descobrir todos os dados, para que possa entrar em contato e pedir o seu dinheiro de volta.

Se trata de um processo muito tranquilo para declinar o valor recebido, afinal, a maioria das intuições financeiras já disponibilizam a opção “Devolver o Pix” na mesma tela em que informa o recebimento, facilitando assim todo o procedimento.

3) Cancelar um Pix em processamento

Nesse momento, é possível cancelar qualquer Pix em processamento, já que esse status garante que sua transação, por algum motivo interno do próprio sistema, ainda não foi enviada. Dessa forma, para realizar o procedimento é necessário.

  • Entre em contato com a instituição financeira que você usou
  • Passe as informações do Pix em processamento
  • Após localizar a transação, será feito o cancelamento

Quando sua transação estiver com o status “em processamento” é porque, na grande maioria dos casos, houve falha de comunicação entre as instituições financeiras e a transferência não foi concluída. Os principais motivos que podem causar isso são:

  • Sobrecarga do aparelho utilizado
  • Erro ao digitar a chave Pix
  • Instabilidade no sistema do Banco Central
  • instabilidade no sistema da instituição financeira

4) Cancelar um o Pix Agendado

O Pix agendado é uma ferramenta muito útil para realizar pagamentos posteriores. Diferente da opção “enviar”, você conclui clicando em “agendar” e define uma data e hora para programar a transferência. A data tem o prazo máximo de 90 dias após o agendamento.

Antes da data agendada para a conclusão da transferência, o valor não sai de sua conta. Tornando muito fácil cancelar um Pix agendado. Confira:

  • Acesse o aplicativo do seu banco
  • Identifique a transação agendada
  • Clique em “Cancelar agendamento”
  • Aguarde o cancelamento

Perguntas Frequentes

Como eu faço para cancelar o Pix?

O que fazer se o recebedor não devolver o Pix?

O que é o estorno do Pix?

Quanto tempo demora para cancelar um Pix?

Quem recebe o Pix por engano tem que devolver?

Conclusão

Na minha opinião, o Mecanismo Especial de Devolução é um recurso importantíssimo para reduzir o índice de fraudes envolvendo a ferramenta e, com certeza, foi uma medida muito inteligente do Banco Central para melhorar a segurança dos usuários.

É importante ressaltar que, o MED garante a devolução do valor transferido quando confirmado fraude, roubo ou problemas técnicos. Em casos de erro ao digitar a chave Pix, é recomendado buscar outras alternativas, como entrar em contato com o recebedor e solicitar o estorno, afinal, não há diretrizes que garantam o estorno do envio nesses casos.

Atente-se sempre aos dados necessários para transferir, leia e confirme a chave antes de enviar. Se necessário, peça ajuda de outra pessoa quando for realizar transferências instantâneas como o Pix, para evitar erros. Afinal, na maioria desses casos, não há como fazer o cancelamento ou estorno da transação.

Deixe um comentário