Como pagar boleto pelo Pix: 5 passos para não errar

Para saber como pagar boleto pelo PIX, você precisa do seguinte:

  • 1. Ter um app de pagamentos: Pode ser o app de um banco ou uma carteira digital (neste tutorial vamos usar o app RecargaPay como exemplo)
  • 2. Ter uma Chave Pix cadastrada: Qualquer Chave Pix (CPF, e-mail, telefone ou aleatória) pode ser usada para pagar boleto.
  • 3. Ter o boleto digital ou físico em mãos:  Será preciso ler o QR Code que está no boleto ou usar o código que identifica o QR Code para fazer o Pix.

Após reunir todos os requisitos, siga os passos abaixo para pagar boleto pelo Pix com RecargaPay sem erros:

  1. Baixar o aplicativo de pagamento

    Para pagar boleto pelo Pix, será necessário baixar um aplicativo de pagamento de preferência. Neste tutorial, usaremos o RecargaPay como exemplo, mas qualquer app de banco ou carteira digital pode ser utilizado.
    Para fazer o download do aplicativo, basta entrar nas respectivas lojas virtuais e pesquisar pelo app.
    Como baixar Recargapay

  2. Toque em “Ver mais” na área de Pix

    Na tela inicial do aplicativo, o usuário encontrará a seção de Pix logo de cara e deverá clicar em “Ver mais” para acessar todas as opções de pagamento de boleto.
    Tutorial de como pagar boleto pelo Pix

  3. Escolha pagar com QR Code

    Na próxima tela, o usuário deverá escolher “Pagar com QR Code”. Em seguida, precisará escanear o QR Code do boleto digital ou físico com o celular para o app processar o pagamento.
    Vale mencionar que, ao pagar Pix com QR Code, a diferença entre QR Codes Dinâmicos (só funciona para um pagamento) e Estáticos (permite vários pagamentos do mesmo valor) não importa.
    Essa diferença só faz sentido quando for gerar um QR Code. Para pagar boleto com Pix, eles são iguais.
    Como pagar boleto pelo Pix Tutorial com QR code

  4. Pague com o Pix Copia e Cola se não conseguir ler o QR Code

    Se o celular não conseguir ler o QR Code do boleto, a solução é usar a ferramenta Pix Copia e Cola.
    Ao clicar em “Pix Copia e Cola”, o usuário verá um campo para copiar e colar o código referente ao QR Code. Esse código é uma sequência aleatória de números, caracteres especiais e letras que representa aquele QR Code específico.
    Basta copiar e colar o código do QR Code que quer pagar e apertar em “Continuar”.

  5. Confirme o pagamento

    Por fim, o usuário deverá revisar todos os dados de pagamento para garantir que está tudo certo. É importante conferir o valor do boleto, entidade cobradora, data de vencimento e outras informações para evitar cair em golpes ou pagar boletos que já foram pagos anteriormente.
    Se estiver tudo certo, confirme o pagamento do boleto pelo Pix.
    Como pagar boleto pelo Pix confirmar

Após finalizar os 5 passos acima, o boleto terá sido pago com o Pix. Depois é só esperar alguns segundos para que a transação seja finalizada. Caso ainda tenha algumas dúvidas, o vídeo abaixo pode ajudar:

Pagar boleto pelo Pix cai na hora?

Pagar boleto pelo Pix cai na hora?

Sim, cai na hora. Se você entende bem o que é Pix, sabe que há uma grande vantagem nesse sistema de pagamento: o tempo de processamento.

Pagar boleto pelos métodos tradicionais costuma levar entre 1 a 2 dias úteis, às vezes 3, para que o boleto seja compensado. Ao pagar uma conta, esse tempo de processamento não importa, pois a data em que o pagamento foi feito que é considerada, não quando o dinheiro cai.

Entretanto, para quem faz compras pela Internet, o tempo de processamento do boleto pode afetar o prazo de postagem e de entrega dos produtos.

Nesse caso, vale a pena saber como pagar boleto pelo Pix, pois nesse sistema, o pagamento cai na hora. Ou seja, a empresa que emitiu o boleto recebe o dinheiro no mesmo momento e pode dar prosseguimento ao pedido.

Isso também vale quando você emitir 2 via Codau ou outro tipo de conta também, após emitir a pagar a conta, a transação cai na hora. Lembrando que todo tipo de pagamento ou transação via Pix, é gerado um comprovante, então é possível comprovar que a conta foi paga.

Como cadastrar uma Chave Pix?

Como cadastrar Chave Pix?

Uma Chave Pix é o código que identifica um usuário no sistema do Banco Central e vital para pagar boleto com Pix.

Para cadastrar uma chave, o usuário deve buscar a opção de “Gerenciar Chaves” no app do seu banco ou sistema de pagamento.

Depois, é só escolher se usará uma chave com CPF, CNPJ, e-mail, telefone ou uma chave aleatória.

Uma chave Pix cadastrada em um aplicativo não pode ser utilizada em outro. Portanto, deve-se ter isso em mente ao fazer o cadastro.

O vídeo abaixo pode ajudar a cadastrar uma chave Pix no RecargaPay:

Qual é a melhor Chave Pix?

De forma geral, não existe uma melhor Chave Pix ou pior do que as outras. Cada uma tem pontos fortes e fracos e depende de cada situação.

Entretanto, é possível usar o guia abaixo para orientação:

  • Chave CPF: é a mais segura de todas, já que só é possível cadastrá-la em uma conta atrelada ao CPF. Ou seja, só o dono do CPF pode usá-lo como Chave Pix. É ideal para receber salário e pagamentos frequentes, pois o CPF não muda nunca.
  • Chave e-mail: é uma boa Chave para receber dinheiro esporadicamente de pessoas que você não tem muita intimidade. Tem privacidade, mas não é muito informal.
  • Chave telefone: é ideal para receber dinheiro de amigos ou família. No entanto, é importante ter cuidado para não trocar o número de telefone depois e perder a chave. Por isso, não deve ser usada para pagamentos frequentes.
  • Chave aleatória: é a melhor Chave Pix para privacidade. É ideal para receber dinheiro de quem você não conhece ou não confia.

A preocupação com a privacidade da Chave Pix é muito importante, especialmente porque mais de 500 mil chaves já foram vazadas. Por isso, usar uma chave aleatória é uma boa maneira de se proteger no dia a dia. As chaves com dados pessoais (CPF, telefone, e-mail) só devem ser usadas em casos específicos e com quem houver mais confiança. A análise abaixo pode ajudar a escolher a chave certa para não cair em golpes:

É recomendado ter mais de uma Chave Pix. Aliás, isso é comum, já que existem mais chaves cadastradas do que brasileiros.

Como pagar boleto com PIX no Cartão de Crédito?

Como pagar boleto com PIX no Cartão de Crédito

Em alguns aplicativos, também é possível pagar boleto com Pix com cartão de crédito. Para isso, o usuário deve seguir os mesmos passos listados acima até o momento de decidir a forma de pagamento.

Em vez de usar o saldo da conta para fazer o Pix para pagar o boleto, o usuário deve escolher pagar com o cartão de crédito. Em seguida, deve selecionar se quer parcelar o pagamento e em quantas vezes. No RecargaPay, pode parcelar em até 12x. Clientes do RecargaPay Prime podem parcelar boletos de até R$1.000 sem juros

Pagar boleto com Pix no cartão de crédito pode trazer vantagens importantes. A primeira delas é a possibilidade de parcelar o valor do boleto, algo importante em compras mais caras. Um exemplo é quando a taxa para parcelar o boleto é menor do que comprar parcelado na loja. O consumidor pode aproveitar o desconto de comprar com o boleto, mas parcelá-lo no cartão.

Outra vantagem é poder organizar a data de vencimento dos boletos. Pode acontecer, por exemplo, de não ter dinheiro no dia de vencimento do boleto, mas ter no final do mês. Ao pagar com o cartão, o consumidor troca a data de vencimento pela data de pagamento da fatura e evita ficar inadimplente.

No entanto, é importante ter em mente que os aplicativos de pagamento e banco podem cobrar taxas para essa função, bem como juros para o parcelamento do boleto no cartão.

Como pagar boleto com PIX agendado?

Como pagar boleto com PIX agendado

Também é possível pagar boleto com Pix agendado, uma boa opção para organizar as contas da casa. Não são todos os apps que oferecem essa alternativa, mas muitos sim.

Para pagar boleto com Pix agendado, deve-se seguir todos os passos até o momento de confirmar o pagamento. Nesta hora, o usuário deve selecionar o campo de “Data de Envio” e agendar o Pix para quando for mais conveniente.

É possível agendar um Pix para um prazo máximo de 90 dias a partir da data de agendamento. No entanto, é importante ter atenção à data de vencimento do boleto e se é possível pagá-lo depois do vencimento.

Conclusão

Por mais que nem todos os boletos contam com QR Code para pagamento, acredito que pagar boleto com Pix é muito mais fácil, simples e vantajoso do que pelos métodos tradicionais, especialmente para quem compra em lojas virtuais. Afinal, o boleto é descontado na hora e o envio dos produtos é feito no mesmo dia.

Por isso, recomendo o pagamento do Pix com QR Code, especialmente para quem tem um cartão de crédito para parcelar esse pagamento. Em casos em que a taxa para o parcelamento é menor do que os juros da loja, essa opção sai ainda mais em conta.

No entanto, é importante sempre verificar os dados e códigos do boleto para não cair em golpes, que são cada vez mais comuns.

Deixe um comentário