A versão 83.0 do Firefox foi lançada pela Mozilla e a versão atualizada traz novos recursos e melhorias de desempenho. A Mozilla afirma que esta nova versão do Firefox traz uma melhoria de até 15% no desempenho do carregamento da página e de até 12% na capacidade de resposta da página. Os novos recursos incluem um modo HTTPS, Picture-in-Picture e o recurso de zoom de aperto há muito aguardado. O Firefox 83 está disponível para Windows, sistemas Mac e dispositivos Android. Os recursos mencionados acima são exclusivos das versões do Firefox para Windows e Mac.
Conforme descrito no site da Mozilla, a versão 83.0 traz atualizações significativas para o mecanismo JavaScript no Firefox – SpiderMonkey. O navegador melhora o desempenho do carregamento da página em 15% e a capacidade de resposta da página em até 12%. Ele também reduz o uso de memória em até 8 por cento. O Firefox também obtém um modo somente HTTPS, que garante que todas as conexões com a web sejam seguras e, quando não é, o usuário recebe um alerta.
Depois de vários anos, o Firefox tem um Pinch Zooming que permite aos usuários aumentar e diminuir o zoom de páginas da web com o gesto de pinça no trackpad. Este recurso está disponível no touchpad do Windows e em dispositivos com tela sensível ao toque, bem como em dispositivos Mac. Além disso, há também um modo Picture-in-Picture que agora suporta atalhos de teclado para retroceder e avançar vídeos, bem como controlar o volume. As teclas de seta agora podem ser usadas para mover para frente e para trás em intervalos de 15 segundos.
Existem várias outras melhorias e correções para o Firefox, incluindo pesquisa em favoritos, abas abertas e histórico na parte inferior do painel de pesquisa; pesquisar diretamente em um mecanismo de pesquisa específico diretamente da barra de endereço e correção do leitor de tela. As teclas de seta agora funcionam corretamente depois de alternar na janela picture-in-picture.
Os usuários do macOS podem esperar uma vida útil melhor da bateria, pois o navegador agora usa muito menos energia ao restaurar uma sessão com janelas minimizadas. A atualização da versão 83.0 para o Firefox também adiciona alguns recursos para desenvolvedores, incluindo o uso do emblema de rolagem no Inspetor de página para depurar o estouro rolável.
Chegando à versão Android do Firefox 83, o aplicativo atualizado recebe um redesenho tornando-o mais rápido, fácil de usar, privado e personalizável. Ele oferece suporte para novos add-ons, incluindo FoxyProxy, Tomato Clock, Bitwarden, LeechBlock NG, AdGuard AdBlocker, Arquivos da Web e Ghostery. Existem algumas correções de segurança também.
A Mozilla também compartilhou por meio de um post de blog oficial que o Firefox encerrará o suporte para Adobe Flash em 26 de janeiro de 2021 e que o Firefox 84 será a última versão do navegador com suporte para Adobe Flash. Na data mencionada, o Firefox 85 será lançado sem suporte para Flash. Isso está sendo feito porque a Adobe deixará de oferecer suporte ao Flash no final de 2020, o que pode impactar negativamente a segurança dos serviços que usam Flash. Assim, a Mozilla decidiu encerrar o suporte ao Flash para Firefox, conforme anunciado originalmente em 2017.
Os usuários que possuem compilações do Firefox Nightly podem esperar que o suporte do Flash termine em 17 de novembro de 2020 e os usuários da versão Beta podem esperar que termine em 14 de dezembro de 2020. Os usuários não poderão reativar o Flash.